Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUÇÕES DE GÊNERO NA CHICK-LIT: ESTEREÓTIPOS, SUBVERSÕES E LACUNAS DE REPRESENTAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133263
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5834
    "inscrito_id" => 212
    "titulo" => "CONSTRUÇÕES DE GÊNERO NA CHICK-LIT: ESTEREÓTIPOS, SUBVERSÕES E LACUNAS DE REPRESENTAÇÃO"
    "resumo" => "O gênero literário chick-lit é um subgênero da ficção contemporânea que aborda temas relacionados à vida das mulheres modernas, como carreira, romance e autodescoberta, frequentemente utilizando um tom leve e humorístico. Embora popular entre o público feminino, essa literatura é criticada por reforçar estereótipos de gênero e limitar a representação das experiências femininas àquelas de mulheres brancas, cisheterossexuais, de classe média e habitantes de grandes centros urbanos. Diante das discussões contemporâneas sobre gênero, interseccionalidade e feminismo (hooks, 2019), é necessário questionar como essas obras contribuem para a construção ou desconstrução de normas sociais. Este estudo tem como objetivo geral analisar as representações das personagens femininas na chick-lit à luz das discussões contemporâneas de gênero (Butler, 2003). Especificamente, busca-se investigar como as protagonistas refletem ou desafiam expectativas de gênero, identificar estereótipos, explorar a construção de independência feminina e avaliar a influência de mudanças socioculturais nas representações dessas personagens. A metodologia utilizada inclui uma revisão bibliográfica de estudos críticos sobre gênero, sexualidade e chick-lit (Ferriss e Young, 2006; Smith, 2008; Negra, 2009). Em seguida, será realizada uma análise de conteúdo qualitativa em obras publicadas nos últimos trinta anos (1995, 2000, 2005, 2010, 2015, 2020 e 2025), focando nas representações femininas. As personagens serão analisadas quanto à construção de identidade, papeis de gênero e subversão ou reforço de estereótipos. A linguagem e os diálogos também serão considerados para entender como perpetuam ou desafiam normas sociais. Espera-se que os resultados revelem tensões entre as expectativas tradicionais de gênero e as lutas contemporâneas das mulheres nas narrativas chick-lit, além de destacar as limitações em termos de diversidade e interseccionalidade. A pesquisa visa contribuir para uma análise crítica do gênero chick-lit, promovendo uma visão mais inclusiva e consciente das representações femininas na literatura popular."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID212_TB5834_08042025151907.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCÍA SILVEIRA ALDA"
    "autor_nome_curto" => "LUCÍA"
    "autor_email" => "lucia.alda@riogrande.ifrs.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133263
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5834
    "inscrito_id" => 212
    "titulo" => "CONSTRUÇÕES DE GÊNERO NA CHICK-LIT: ESTEREÓTIPOS, SUBVERSÕES E LACUNAS DE REPRESENTAÇÃO"
    "resumo" => "O gênero literário chick-lit é um subgênero da ficção contemporânea que aborda temas relacionados à vida das mulheres modernas, como carreira, romance e autodescoberta, frequentemente utilizando um tom leve e humorístico. Embora popular entre o público feminino, essa literatura é criticada por reforçar estereótipos de gênero e limitar a representação das experiências femininas àquelas de mulheres brancas, cisheterossexuais, de classe média e habitantes de grandes centros urbanos. Diante das discussões contemporâneas sobre gênero, interseccionalidade e feminismo (hooks, 2019), é necessário questionar como essas obras contribuem para a construção ou desconstrução de normas sociais. Este estudo tem como objetivo geral analisar as representações das personagens femininas na chick-lit à luz das discussões contemporâneas de gênero (Butler, 2003). Especificamente, busca-se investigar como as protagonistas refletem ou desafiam expectativas de gênero, identificar estereótipos, explorar a construção de independência feminina e avaliar a influência de mudanças socioculturais nas representações dessas personagens. A metodologia utilizada inclui uma revisão bibliográfica de estudos críticos sobre gênero, sexualidade e chick-lit (Ferriss e Young, 2006; Smith, 2008; Negra, 2009). Em seguida, será realizada uma análise de conteúdo qualitativa em obras publicadas nos últimos trinta anos (1995, 2000, 2005, 2010, 2015, 2020 e 2025), focando nas representações femininas. As personagens serão analisadas quanto à construção de identidade, papeis de gênero e subversão ou reforço de estereótipos. A linguagem e os diálogos também serão considerados para entender como perpetuam ou desafiam normas sociais. Espera-se que os resultados revelem tensões entre as expectativas tradicionais de gênero e as lutas contemporâneas das mulheres nas narrativas chick-lit, além de destacar as limitações em termos de diversidade e interseccionalidade. A pesquisa visa contribuir para uma análise crítica do gênero chick-lit, promovendo uma visão mais inclusiva e consciente das representações femininas na literatura popular."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID212_TB5834_08042025151907.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCÍA SILVEIRA ALDA"
    "autor_nome_curto" => "LUCÍA"
    "autor_email" => "lucia.alda@riogrande.ifrs.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O gênero literário chick-lit é um subgênero da ficção contemporânea que aborda temas relacionados à vida das mulheres modernas, como carreira, romance e autodescoberta, frequentemente utilizando um tom leve e humorístico. Embora popular entre o público feminino, essa literatura é criticada por reforçar estereótipos de gênero e limitar a representação das experiências femininas àquelas de mulheres brancas, cisheterossexuais, de classe média e habitantes de grandes centros urbanos. Diante das discussões contemporâneas sobre gênero, interseccionalidade e feminismo (hooks, 2019), é necessário questionar como essas obras contribuem para a construção ou desconstrução de normas sociais. Este estudo tem como objetivo geral analisar as representações das personagens femininas na chick-lit à luz das discussões contemporâneas de gênero (Butler, 2003). Especificamente, busca-se investigar como as protagonistas refletem ou desafiam expectativas de gênero, identificar estereótipos, explorar a construção de independência feminina e avaliar a influência de mudanças socioculturais nas representações dessas personagens. A metodologia utilizada inclui uma revisão bibliográfica de estudos críticos sobre gênero, sexualidade e chick-lit (Ferriss e Young, 2006; Smith, 2008; Negra, 2009). Em seguida, será realizada uma análise de conteúdo qualitativa em obras publicadas nos últimos trinta anos (1995, 2000, 2005, 2010, 2015, 2020 e 2025), focando nas representações femininas. As personagens serão analisadas quanto à construção de identidade, papeis de gênero e subversão ou reforço de estereótipos. A linguagem e os diálogos também serão considerados para entender como perpetuam ou desafiam normas sociais. Espera-se que os resultados revelem tensões entre as expectativas tradicionais de gênero e as lutas contemporâneas das mulheres nas narrativas chick-lit, além de destacar as limitações em termos de diversidade e interseccionalidade. A pesquisa visa contribuir para uma análise crítica do gênero chick-lit, promovendo uma visão mais inclusiva e consciente das representações femininas na literatura popular.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.