Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POTENCIALIDADES E DESAFIOS DOS CURSINHOS POPULARES NA FORMAÇÃO HUMANA E CIDADÃ.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo compreender como os cursinhos populares podem se constituir em espaços significativos de formação humana. Considerando o contexto de desigualdade social em que muitos desses cursinhos atuam, especialmente em regiões periféricas, a investigação busca analisar as potencialidades, embargos e desafios contidas dentro desse espaço educativo. Com base em uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas narrativas com educadores e estudantes do Cursinho Podemos +, situado em Belo Horizonte/MG. O referencial teórico se ancora em autores como Paulo Freire, Miguel Arroyo, Juarez Dayrell, Maria da Gloria Gohn, cujas reflexões ajudam a compreender a relação entre educação, participação e transformação social. Ao escutar as trajetórias dos sujeitos envolvidos, a pesquisa tem revelado que o cursinho não se limita à preparação para aprovação nos vestibulares, mas assume um papel mais amplo na vida dos participantes, criando espaços de acolhimento, escuta e construção coletiva de saberes. As falas dos sujeitos envolvidos apontam para a importância do vínculo afetivo entre educadores e educandos, da valorização das vivências e da construção de uma consciência crítica diante das realidades enfrentadas. Apesar das dificuldades materiais, da falta de apoio institucional, o cursinho se mantém como um espaço de resistência, onde a educação é vivida de forma engajada e transformadora. As narrativas indicam que experiências como essa colaboram para a formação de sujeitos mais críticos, conscientes e comprometidos com a transformação de suas realidades.

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