COMUNIDADES TRADICIONAIS DE TERREIRO: ORALIDADE, EDUCAÇÃO E CONTRACOLONIALIDADE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133221 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5768 "inscrito_id" => 14279 "titulo" => "COMUNIDADES TRADICIONAIS DE TERREIRO: ORALIDADE, EDUCAÇÃO E CONTRACOLONIALIDADE" "resumo" => "As Comunidades Tradicionais de Terreiro são espaço de suma importância para a preservação das culturas africanas e afro-brasileiras. Sua existência desafia a ordem hegemonica, reiventando outras maneiras de ser e estar no mundo. Dentre as reconfigurações encontradas nesses locais estão os processos pedagógicos que constroem modelos de educação pautados na diversidade, na ancestralidade e no cuidado coletivo. Nesse sentindo, levantamos reflexões a respeito de como as religiões afro-brasileira consolidam-se, não apenas no campo religioso-litúrgico, mas como espaços de diferentes formas de produção e reprodução de saberes e conhecimentos. Abordar outros espaços – além do escolar – como locais onde podemos encontrar processos educativos em ação, para nós, é tecer uma crítica quanto ao domínio das matrizes coloniais nos currículos e uma estratégia que visa confrontar a ideia euro-ocidental que, formatou as instituições escolares com fundamento do pensamento branco-cristão, excluindo outras formas de educar. Nesse texto buscamos apresentar de que forma as práticas cotidianas dos terreiros são capazes de produzir processos educativos e de transmissão de saberes que rompem com a realidade cartesiana projetada pela herança colonial. Para alcançarmos nossos objetivos, analisaremos como a tradição oral encontrada nesses lugares, constroem outras epistemologias em consonancia com paradigma teórico denominado contracolonialidade. A partir das contribuições de Antônio Bispo dos Santos, compreendemos que as casas de axé estabelecem uma relação de embate ao colonialismo e por meio de seus saberes, projetam a reconstrução de uma educação contracolonial que executa com êxito as prospostas elaboradas pelas leis 10.639/03 e 11.645/08. Dessa maneira, as cantigas, rezas e os relatos míticos são materiais pedagógicos potentes que fornecem outros caminhos para aprenderensinar e contribuem para formação plena dos sujeitos que estão nesses lugares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14279_TB5768_08042025142919.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VAGNER FELIX DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VAGNER" "autor_email" => "axevagnersilva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133221 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5768 "inscrito_id" => 14279 "titulo" => "COMUNIDADES TRADICIONAIS DE TERREIRO: ORALIDADE, EDUCAÇÃO E CONTRACOLONIALIDADE" "resumo" => "As Comunidades Tradicionais de Terreiro são espaço de suma importância para a preservação das culturas africanas e afro-brasileiras. Sua existência desafia a ordem hegemonica, reiventando outras maneiras de ser e estar no mundo. Dentre as reconfigurações encontradas nesses locais estão os processos pedagógicos que constroem modelos de educação pautados na diversidade, na ancestralidade e no cuidado coletivo. Nesse sentindo, levantamos reflexões a respeito de como as religiões afro-brasileira consolidam-se, não apenas no campo religioso-litúrgico, mas como espaços de diferentes formas de produção e reprodução de saberes e conhecimentos. Abordar outros espaços – além do escolar – como locais onde podemos encontrar processos educativos em ação, para nós, é tecer uma crítica quanto ao domínio das matrizes coloniais nos currículos e uma estratégia que visa confrontar a ideia euro-ocidental que, formatou as instituições escolares com fundamento do pensamento branco-cristão, excluindo outras formas de educar. Nesse texto buscamos apresentar de que forma as práticas cotidianas dos terreiros são capazes de produzir processos educativos e de transmissão de saberes que rompem com a realidade cartesiana projetada pela herança colonial. Para alcançarmos nossos objetivos, analisaremos como a tradição oral encontrada nesses lugares, constroem outras epistemologias em consonancia com paradigma teórico denominado contracolonialidade. A partir das contribuições de Antônio Bispo dos Santos, compreendemos que as casas de axé estabelecem uma relação de embate ao colonialismo e por meio de seus saberes, projetam a reconstrução de uma educação contracolonial que executa com êxito as prospostas elaboradas pelas leis 10.639/03 e 11.645/08. Dessa maneira, as cantigas, rezas e os relatos míticos são materiais pedagógicos potentes que fornecem outros caminhos para aprenderensinar e contribuem para formação plena dos sujeitos que estão nesses lugares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14279_TB5768_08042025142919.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VAGNER FELIX DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VAGNER" "autor_email" => "axevagnersilva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }