Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NO CONTEXTO DAS MÍDIAS SOCIAIS: UMA ANÁLISE BASEADA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS E DO MARKETING DIGITAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133169
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5689
    "inscrito_id" => 14404
    "titulo" => "AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NO CONTEXTO DAS MÍDIAS SOCIAIS: UMA ANÁLISE BASEADA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS E DO MARKETING DIGITAL"
    "resumo" => "As práticas de linguagem no mundo contemporâneo são dinâmicas e multifacetadas, sobretudo as que se prestam à compreensão de contextos digitais. Nessa direção, este trabalho tem como objetivo analisar os processos de interação e os usos da linguagem no âmbito das mídias sociais pertencentes à Secretaria Municipal da Educação de São José da Laje/AL, tendo em conta a perspectiva dos multiletramentos na interface com o marketing digital. Na consideração, ainda que em primeira instância, de que os ambientes digitais são permeados por múltiplas linguagens — verbal, visual, audiovisual e multimodal —, e que cada publicação nas mídias sociais tem um propósito comunicativo em vista do público a que se destina, busca-se compreender como essas linguagens são mobilizadas nas estratégias de comunicação interativa no contexto digital em tela, especialmente, nas redes sociais oficiais, como Instagram e Site Oficial. A perspectiva teórica da Pedagogia dos multiletramentos, proposta pelo Grupo Nova Londres (2000), orienta a análise da diversidade de formas de significação presentes nas práticas comunicativas contemporâneas. Destaca-se também o conceito de letramento como prática social (Street, 2014), que permite compreender a língua(gem) como ação situada, entremeada por contextos sociais, históricos e ideológicos. Ademais, a fundamentação está ancorada nos estudos de Rojo (2012) acerca dos multiletramentos nos (con)textos contemporâneos. A metodologia é de natureza qualitativa (Minayo, 2016), tendo como base a análise das postagens e conteúdos publicados nas referidas mídias sociais, considerando algumas especificidades, como, por exemplo, estrutura textual, recursos visuais, estratégias discursivas e também engajamento do público-alvo, numa espécie de netnografia. Os resultados apontam, em vista dos dados analisados, que os fluxos comunicacionais promovidos nesses canais digitais ultrapassam a mera transmissão de informações, configurando-se, portanto, como espaços que permitem a participação cidadã e, sobretudo, a construção de sentidos no âmbito educacional, cuja língua(gem) exerce papel de inter-ação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14404_TB5689_08042025125845.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO FELIPE MARTINS CAVALCANTI"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO"
    "autor_email" => "diegofelipems@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133169
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5689
    "inscrito_id" => 14404
    "titulo" => "AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NO CONTEXTO DAS MÍDIAS SOCIAIS: UMA ANÁLISE BASEADA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS E DO MARKETING DIGITAL"
    "resumo" => "As práticas de linguagem no mundo contemporâneo são dinâmicas e multifacetadas, sobretudo as que se prestam à compreensão de contextos digitais. Nessa direção, este trabalho tem como objetivo analisar os processos de interação e os usos da linguagem no âmbito das mídias sociais pertencentes à Secretaria Municipal da Educação de São José da Laje/AL, tendo em conta a perspectiva dos multiletramentos na interface com o marketing digital. Na consideração, ainda que em primeira instância, de que os ambientes digitais são permeados por múltiplas linguagens — verbal, visual, audiovisual e multimodal —, e que cada publicação nas mídias sociais tem um propósito comunicativo em vista do público a que se destina, busca-se compreender como essas linguagens são mobilizadas nas estratégias de comunicação interativa no contexto digital em tela, especialmente, nas redes sociais oficiais, como Instagram e Site Oficial. A perspectiva teórica da Pedagogia dos multiletramentos, proposta pelo Grupo Nova Londres (2000), orienta a análise da diversidade de formas de significação presentes nas práticas comunicativas contemporâneas. Destaca-se também o conceito de letramento como prática social (Street, 2014), que permite compreender a língua(gem) como ação situada, entremeada por contextos sociais, históricos e ideológicos. Ademais, a fundamentação está ancorada nos estudos de Rojo (2012) acerca dos multiletramentos nos (con)textos contemporâneos. A metodologia é de natureza qualitativa (Minayo, 2016), tendo como base a análise das postagens e conteúdos publicados nas referidas mídias sociais, considerando algumas especificidades, como, por exemplo, estrutura textual, recursos visuais, estratégias discursivas e também engajamento do público-alvo, numa espécie de netnografia. Os resultados apontam, em vista dos dados analisados, que os fluxos comunicacionais promovidos nesses canais digitais ultrapassam a mera transmissão de informações, configurando-se, portanto, como espaços que permitem a participação cidadã e, sobretudo, a construção de sentidos no âmbito educacional, cuja língua(gem) exerce papel de inter-ação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14404_TB5689_08042025125845.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO FELIPE MARTINS CAVALCANTI"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO"
    "autor_email" => "diegofelipems@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As práticas de linguagem no mundo contemporâneo são dinâmicas e multifacetadas, sobretudo as que se prestam à compreensão de contextos digitais. Nessa direção, este trabalho tem como objetivo analisar os processos de interação e os usos da linguagem no âmbito das mídias sociais pertencentes à Secretaria Municipal da Educação de São José da Laje/AL, tendo em conta a perspectiva dos multiletramentos na interface com o marketing digital. Na consideração, ainda que em primeira instância, de que os ambientes digitais são permeados por múltiplas linguagens — verbal, visual, audiovisual e multimodal —, e que cada publicação nas mídias sociais tem um propósito comunicativo em vista do público a que se destina, busca-se compreender como essas linguagens são mobilizadas nas estratégias de comunicação interativa no contexto digital em tela, especialmente, nas redes sociais oficiais, como Instagram e Site Oficial. A perspectiva teórica da Pedagogia dos multiletramentos, proposta pelo Grupo Nova Londres (2000), orienta a análise da diversidade de formas de significação presentes nas práticas comunicativas contemporâneas. Destaca-se também o conceito de letramento como prática social (Street, 2014), que permite compreender a língua(gem) como ação situada, entremeada por contextos sociais, históricos e ideológicos. Ademais, a fundamentação está ancorada nos estudos de Rojo (2012) acerca dos multiletramentos nos (con)textos contemporâneos. A metodologia é de natureza qualitativa (Minayo, 2016), tendo como base a análise das postagens e conteúdos publicados nas referidas mídias sociais, considerando algumas especificidades, como, por exemplo, estrutura textual, recursos visuais, estratégias discursivas e também engajamento do público-alvo, numa espécie de netnografia. Os resultados apontam, em vista dos dados analisados, que os fluxos comunicacionais promovidos nesses canais digitais ultrapassam a mera transmissão de informações, configurando-se, portanto, como espaços que permitem a participação cidadã e, sobretudo, a construção de sentidos no âmbito educacional, cuja língua(gem) exerce papel de inter-ação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.