Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUDANÇA: INCLUSÃO É CONVIDAR PARA DANÇAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133145
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5661
    "inscrito_id" => 8181
    "titulo" => "INCLUDANÇA: INCLUSÃO É CONVIDAR PARA DANÇAR"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência exitosa realizada com estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, no município de Porto Velho/RO. O Grupo IncluDança foi criado em 2024 e tem como principal objetivo promover a inclusão escolar através da dança. É formado, em sua maioria, por estudantes neurodivergentes que são atendidos na Sala de Recursos Multifuncionais que participam de aulas de dança duas vezes por semana, de forma gratuita e realizam apresentações na Escola e em espetáculos culturais promovidos em Porto Velho. Atualmente, participam do projeto 30 estudantes entre 11 e 18 anos e o responsável pelas aulas de dança é um acadêmico de Educação Física e professor de dança, atuando de forma voluntária. Funk, Carimbó, Dança Cigana, Gospel, Rock fazem parte dos estilos musicais das coreografias, trazendo a diversidade cultural para dentro da sala de aula. O projeto apresenta resultados positivos em várias aspectos: desenvolvimento cognitivo, habilidades motoras, relações interpessoais, autoestima, consciência corporal, ritmo, aproximação das famílias que, inclusive, começaram a dançar também no grupo, desempenho escolar, senso crítico, expressividade, comunicação verbal e não-verbal. A dança, além de ser uma manifestação artística, é também um instrumento para promover a educação inclusiva dentro do espaço escolar e dar maior visibilidade ao potencial dos alunos neurodivergentes. Em uma sociedade ainda excludente, convidar estudantes com Autismo, T-21, Deficiência Física, TDAH, Deficiência Visual, Deficiência Intelectual para dançar, é uma atitude verdadeiramente inclusiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID8181_TB5661_08042025122021.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DULCILENE SARAIVA REIS"
    "autor_nome_curto" => "Lene Reis"
    "autor_email" => "lenereisprof@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133145
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5661
    "inscrito_id" => 8181
    "titulo" => "INCLUDANÇA: INCLUSÃO É CONVIDAR PARA DANÇAR"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência exitosa realizada com estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, no município de Porto Velho/RO. O Grupo IncluDança foi criado em 2024 e tem como principal objetivo promover a inclusão escolar através da dança. É formado, em sua maioria, por estudantes neurodivergentes que são atendidos na Sala de Recursos Multifuncionais que participam de aulas de dança duas vezes por semana, de forma gratuita e realizam apresentações na Escola e em espetáculos culturais promovidos em Porto Velho. Atualmente, participam do projeto 30 estudantes entre 11 e 18 anos e o responsável pelas aulas de dança é um acadêmico de Educação Física e professor de dança, atuando de forma voluntária. Funk, Carimbó, Dança Cigana, Gospel, Rock fazem parte dos estilos musicais das coreografias, trazendo a diversidade cultural para dentro da sala de aula. O projeto apresenta resultados positivos em várias aspectos: desenvolvimento cognitivo, habilidades motoras, relações interpessoais, autoestima, consciência corporal, ritmo, aproximação das famílias que, inclusive, começaram a dançar também no grupo, desempenho escolar, senso crítico, expressividade, comunicação verbal e não-verbal. A dança, além de ser uma manifestação artística, é também um instrumento para promover a educação inclusiva dentro do espaço escolar e dar maior visibilidade ao potencial dos alunos neurodivergentes. Em uma sociedade ainda excludente, convidar estudantes com Autismo, T-21, Deficiência Física, TDAH, Deficiência Visual, Deficiência Intelectual para dançar, é uma atitude verdadeiramente inclusiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID8181_TB5661_08042025122021.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DULCILENE SARAIVA REIS"
    "autor_nome_curto" => "Lene Reis"
    "autor_email" => "lenereisprof@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência exitosa realizada com estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, no município de Porto Velho/RO. O Grupo IncluDança foi criado em 2024 e tem como principal objetivo promover a inclusão escolar através da dança. É formado, em sua maioria, por estudantes neurodivergentes que são atendidos na Sala de Recursos Multifuncionais que participam de aulas de dança duas vezes por semana, de forma gratuita e realizam apresentações na Escola e em espetáculos culturais promovidos em Porto Velho. Atualmente, participam do projeto 30 estudantes entre 11 e 18 anos e o responsável pelas aulas de dança é um acadêmico de Educação Física e professor de dança, atuando de forma voluntária. Funk, Carimbó, Dança Cigana, Gospel, Rock fazem parte dos estilos musicais das coreografias, trazendo a diversidade cultural para dentro da sala de aula. O projeto apresenta resultados positivos em várias aspectos: desenvolvimento cognitivo, habilidades motoras, relações interpessoais, autoestima, consciência corporal, ritmo, aproximação das famílias que, inclusive, começaram a dançar também no grupo, desempenho escolar, senso crítico, expressividade, comunicação verbal e não-verbal. A dança, além de ser uma manifestação artística, é também um instrumento para promover a educação inclusiva dentro do espaço escolar e dar maior visibilidade ao potencial dos alunos neurodivergentes. Em uma sociedade ainda excludente, convidar estudantes com Autismo, T-21, Deficiência Física, TDAH, Deficiência Visual, Deficiência Intelectual para dançar, é uma atitude verdadeiramente inclusiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.