A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS FRENTE AOS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE CURRICULAR DA UEPB – CAMPUS III
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133114 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5624 "inscrito_id" => 1857 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS FRENTE AOS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE CURRICULAR DA UEPB – CAMPUS III" "resumo" => "A necessidade de uma formação que se adapte às exigências do cenário educacional torna-se evidente ao analisarmos a organização curricular e as diretrizes do curso de Pedagogia. Ressaltamos a ausência de componentes voltados à Linguística, bem como à Fonética e à Fonologia, o que revela uma lacuna no processo formativo dos futuros educadores. Essa deficiência limita a capacidade de compreender e atuar diante dos desafios relacionados ao processo de alfabetização, impactando negativamente o ensino da leitura e da escrita e, consequentemente, comprometendo a qualidade do ensino. Dito isso, esta pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre o processo formativo dos pedagogos. Como objetivos específicos, propomos: (i) compreender o processo de alfabetização e a necessidade do conhecimento linguístico; (ii) observar a temática da alfabetização e sua relação com a consciência linguística no âmbito das pesquisas acadêmicas da UEPB – Campus III; (iii) verificar o projeto pedagógico do curso de Pedagogia da UEPB – Campus III. Quanto à abordagem metodológica, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica. Em relação à fundamentação teórica, baseamo-nos nos estudos de Roberto (2016), que destaca que a Fonética e a Fonologia constituem o ponto de partida para a aprendizagem da leitura e da escrita. Ainda sob esse viés, Magda Soares (2003, 2016) e Kleiman (1995) aprofundam essa discussão ao analisarem como diferentes métodos impactam o processo de alfabetização. Além disso, Alves, Finger e Brentano (2021), bem como Alves e Finger (2023), reforçam a importância de práticas pedagógicas baseadas em evidências, entre outros pressupostos teóricos. Os resultados preliminares apontam que a ausência de um embasamento teórico e metodológico durante a formação inicial pode comprometer significativamente a prática pedagógica dos professores. O acesso limitado a conhecimentos científicos e didáticos restringe a aplicação de metodologias ativas no processo de alfabetização, o que, por sua vez, influencia negativamente o desempenho dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1857_TB5624_08042025112800.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA MARIA SANTOS ALVES" "autor_nome_curto" => "JÚLIA" "autor_email" => "julia.alves@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133114 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5624 "inscrito_id" => 1857 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS FRENTE AOS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE CURRICULAR DA UEPB – CAMPUS III" "resumo" => "A necessidade de uma formação que se adapte às exigências do cenário educacional torna-se evidente ao analisarmos a organização curricular e as diretrizes do curso de Pedagogia. Ressaltamos a ausência de componentes voltados à Linguística, bem como à Fonética e à Fonologia, o que revela uma lacuna no processo formativo dos futuros educadores. Essa deficiência limita a capacidade de compreender e atuar diante dos desafios relacionados ao processo de alfabetização, impactando negativamente o ensino da leitura e da escrita e, consequentemente, comprometendo a qualidade do ensino. Dito isso, esta pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre o processo formativo dos pedagogos. Como objetivos específicos, propomos: (i) compreender o processo de alfabetização e a necessidade do conhecimento linguístico; (ii) observar a temática da alfabetização e sua relação com a consciência linguística no âmbito das pesquisas acadêmicas da UEPB – Campus III; (iii) verificar o projeto pedagógico do curso de Pedagogia da UEPB – Campus III. Quanto à abordagem metodológica, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica. Em relação à fundamentação teórica, baseamo-nos nos estudos de Roberto (2016), que destaca que a Fonética e a Fonologia constituem o ponto de partida para a aprendizagem da leitura e da escrita. Ainda sob esse viés, Magda Soares (2003, 2016) e Kleiman (1995) aprofundam essa discussão ao analisarem como diferentes métodos impactam o processo de alfabetização. Além disso, Alves, Finger e Brentano (2021), bem como Alves e Finger (2023), reforçam a importância de práticas pedagógicas baseadas em evidências, entre outros pressupostos teóricos. Os resultados preliminares apontam que a ausência de um embasamento teórico e metodológico durante a formação inicial pode comprometer significativamente a prática pedagógica dos professores. O acesso limitado a conhecimentos científicos e didáticos restringe a aplicação de metodologias ativas no processo de alfabetização, o que, por sua vez, influencia negativamente o desempenho dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1857_TB5624_08042025112800.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA MARIA SANTOS ALVES" "autor_nome_curto" => "JÚLIA" "autor_email" => "julia.alves@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }