IMPRENSA, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO: A CASA DE DETENÇÃO DO RECIFE NAS NARRATIVAS DOS JORNAIS E NO ENSINO DE HISTÓRIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133074 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5571 "inscrito_id" => 1814 "titulo" => "IMPRENSA, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO: A CASA DE DETENÇÃO DO RECIFE NAS NARRATIVAS DOS JORNAIS E NO ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "O ensino de História exerce um papel essencial na formação de uma consciência crítica e reflexiva sobre o passado, sobretudo no que se refere aos chamados patrimônios difíceis – espaços marcados por memórias de dor, repressão e controvérsias. Este trabalho propõe uma análise de periódicos como fontes históricas para compreender as narrativas construídas sobre a Casa de Detenção do Recife durante as décadas de 1970 e 1980, com base em reportagens dos jornais Diário de Pernambuco e Diário da Manhã. A pesquisa busca identificar como esses veículos de comunicação representaram esse espaço durante o regime militar, discutindo também a importância de tais fontes no ensino de História. A proposta é utilizar essas narrativas jornalísticas como ferramentas didáticas em sala de aula, favorecendo o desenvolvimento da orientação temporal e da compreensão crítica dos acontecimentos. Além disso, o estudo aborda metodologias para o uso pedagógico dos periódicos, destacando a análise crítica das representações midiáticas como caminho para o fortalecimento de uma cidadania consciente, a valorização da memória coletiva e o estímulo ao debate sobre temas como direitos humanos, identidade e justiça social. Dessa forma, a prática educativa contribui para a construção de uma sociedade mais democrática e sensível às memórias silenciadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1814_TB5571_08042025102832.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIA SOUTO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JULIA" "autor_email" => "jsouto529@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133074 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5571 "inscrito_id" => 1814 "titulo" => "IMPRENSA, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO: A CASA DE DETENÇÃO DO RECIFE NAS NARRATIVAS DOS JORNAIS E NO ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "O ensino de História exerce um papel essencial na formação de uma consciência crítica e reflexiva sobre o passado, sobretudo no que se refere aos chamados patrimônios difíceis – espaços marcados por memórias de dor, repressão e controvérsias. Este trabalho propõe uma análise de periódicos como fontes históricas para compreender as narrativas construídas sobre a Casa de Detenção do Recife durante as décadas de 1970 e 1980, com base em reportagens dos jornais Diário de Pernambuco e Diário da Manhã. A pesquisa busca identificar como esses veículos de comunicação representaram esse espaço durante o regime militar, discutindo também a importância de tais fontes no ensino de História. A proposta é utilizar essas narrativas jornalísticas como ferramentas didáticas em sala de aula, favorecendo o desenvolvimento da orientação temporal e da compreensão crítica dos acontecimentos. Além disso, o estudo aborda metodologias para o uso pedagógico dos periódicos, destacando a análise crítica das representações midiáticas como caminho para o fortalecimento de uma cidadania consciente, a valorização da memória coletiva e o estímulo ao debate sobre temas como direitos humanos, identidade e justiça social. Dessa forma, a prática educativa contribui para a construção de uma sociedade mais democrática e sensível às memórias silenciadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1814_TB5571_08042025102832.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIA SOUTO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JULIA" "autor_email" => "jsouto529@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }