AMBIENTES ESTÉTICOS E PLANEJADOS NA FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA: UMA EXPERIÊNCIA NO CORRENTE EDUCA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133029 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5513 "inscrito_id" => 13782 "titulo" => "AMBIENTES ESTÉTICOS E PLANEJADOS NA FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA: UMA EXPERIÊNCIA NO CORRENTE EDUCA" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a importância dos espaços estéticos no desenvolvimento infantil, a partir da vivência prática no espaço de educação não escolar, denominado Corrente Educa, situado no município de Corrente-PI. A pesquisa parte da experiência dos autores, que, na prática educativa no espaço referido, passamos a compreender o papel essencial de ambientes planejados na formação integral da criança. Os espaços estéticos utilizados nesse espaço inspiram-se nas abordagens de Maria Montessori e da experiência de Reggio Emilia, que concebem o ambiente como um terceiro educador, conforme defendido por Loris Malaguzzi. Esses espaços propõem à criança a liberdade de explorar com supervisão, desenvolver a imaginação, criar e recriar a partir de materiais diversos, estimulando seus sentidos e favorecendo o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, articulada à observação participante. Foram considerados os aportes teóricos de autores como Vygotsky (1991), Piaget (1971), Kishimoto (1994), Montessori (2007) e outros, que discutem o brincar, a aprendizagem significativa e o desenvolvimento integral da criança. Através dessa vivência, foi possível perceber como o brincar livre e intencional, mediado por ambientes enriquecidos, contribui para que a criança desenvolva habilidades fundamentais, como a motricidade fina, a percepção sensorial, a autonomia e a interação com o outro. Os resultados reforçam a importância da escuta sensível e da valorização da infância como etapa fundamental da vida, onde o aprender acontece de forma lúdica e significativa. Assim, o trabalho busca contribuir para que mais educadores compreendam o valor dos espaços estéticos como instrumentos pedagógicos potentes na promoção de um desenvolvimento integral e respeitoso das infâncias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13782_TB5513_08042025082840.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEVIN DE SOUZA CAMPOS" "autor_nome_curto" => "KEVIN" "autor_email" => "kevincampos763@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133029 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5513 "inscrito_id" => 13782 "titulo" => "AMBIENTES ESTÉTICOS E PLANEJADOS NA FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA: UMA EXPERIÊNCIA NO CORRENTE EDUCA" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a importância dos espaços estéticos no desenvolvimento infantil, a partir da vivência prática no espaço de educação não escolar, denominado Corrente Educa, situado no município de Corrente-PI. A pesquisa parte da experiência dos autores, que, na prática educativa no espaço referido, passamos a compreender o papel essencial de ambientes planejados na formação integral da criança. Os espaços estéticos utilizados nesse espaço inspiram-se nas abordagens de Maria Montessori e da experiência de Reggio Emilia, que concebem o ambiente como um terceiro educador, conforme defendido por Loris Malaguzzi. Esses espaços propõem à criança a liberdade de explorar com supervisão, desenvolver a imaginação, criar e recriar a partir de materiais diversos, estimulando seus sentidos e favorecendo o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, articulada à observação participante. Foram considerados os aportes teóricos de autores como Vygotsky (1991), Piaget (1971), Kishimoto (1994), Montessori (2007) e outros, que discutem o brincar, a aprendizagem significativa e o desenvolvimento integral da criança. Através dessa vivência, foi possível perceber como o brincar livre e intencional, mediado por ambientes enriquecidos, contribui para que a criança desenvolva habilidades fundamentais, como a motricidade fina, a percepção sensorial, a autonomia e a interação com o outro. Os resultados reforçam a importância da escuta sensível e da valorização da infância como etapa fundamental da vida, onde o aprender acontece de forma lúdica e significativa. Assim, o trabalho busca contribuir para que mais educadores compreendam o valor dos espaços estéticos como instrumentos pedagógicos potentes na promoção de um desenvolvimento integral e respeitoso das infâncias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13782_TB5513_08042025082840.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEVIN DE SOUZA CAMPOS" "autor_nome_curto" => "KEVIN" "autor_email" => "kevincampos763@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }