EJA CRÍTICA-HUMANIZADORA: PRÁTICAS DA CULTURA CORPORAL COM PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
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Com abordagem dialética e inclusiva, fundamenta-se na Educação Antirracista, valorizando os eixos temáticos da Educação Física. Essas mulheres na EJA asseguram inclusão e reconhecimento da diversidade nas práticas corporais: dança, luta, ginástica, jogo e esporte. A relevância está em abordar a Educação Antirracista na dimensão da cultura afro-brasileira, com práticas dialógicas que promovam equidade sociocultural de mulheres de terreiros no espaço escolar. Essas mulheres assumem responsabilidades e compromissos históricos de educar com tolerância e resiliência. Pretende-se evidenciar sentidos e significados de uma abordagem crítica e humanizadora, dialogando com mulheres de terreiros, para contribuir com a transformação da EJA por meio de práticas da cultura corporal preta com diversidade étnico-cultural. De caráter qualitativo etnometodológico, o instrumento de coleta são entrevistas narrativas em três terreiros de Pernambuco. Adotamos critérios de relevância cultural e religiosa. 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