T-SHIRT OU CAMISETA? PAISAGEM LINGUÍSTICA E A PRODUÇÃO DE SENTIDO NO USO DA LÍNGUA INGLESA EM ESTAMPAS DESTE VESTUÁRIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132964 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5433 "inscrito_id" => 13116 "titulo" => "T-SHIRT OU CAMISETA? PAISAGEM LINGUÍSTICA E A PRODUÇÃO DE SENTIDO NO USO DA LÍNGUA INGLESA EM ESTAMPAS DESTE VESTUÁRIO" "resumo" => "A Paisagem Linguística (PL) engloba as diversas línguas e suas variantes presentes em um espaço geográfico específico. Este estudo tem como objetivo explorar o uso de camisetas estampadas em inglês como uma expressão simbólica significativa dentro da PL, observando alunos que as utilizam em salas de aula do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Rio Grande. Assim como as camisetas em língua portuguesa são empregadas para manifestações de protesto ou posicionamento político e ideológico, as estampas em inglês também devem ser reconhecidas como uma forma legítima de expressão. Por meio de uma abordagem sociolinguística de pesquisa-ação, almejamos estimular a consciência de estudantes do 1º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico sobre a importância de compreenderem o significado simbólico das mensagens transmitidas por suas vestimentas, e como elas contribuem para a percepção e interação linguística e cultural em seu contexto social. Além de aprender a língua inglesa curricular, os estudantes desenvolvem pensamento crítico, interculturalidade e competência simbólica, através de práticas pedagógicas voltadas a esses fins. O estudo é interdisciplinar e interinstitucional, pois os estudantes aprenderão algumas noções básicas de Vestuário por meio de oficinas em parceria com professores dos Cursos de Tecnologia em Design de Moda e do Técnico em Vestuário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL) Campus CAVG, e do Curso Técnico em Produção de Moda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) Campus Avançado Goioerê. Por meio de registros fotográficos das camisetas, entrevistas com os estudantes, e questionário de sondagem pré-implementação das estratégias pedagógicas, podemos perceber que 70 por cento dos alunos usam camisetas com as mensagens em inglês sem ter consciência disso, nem saber sua tradução. Ao término da pesquisa, esperamos obter um entendimento mais profundo sobre a evolução do nível de consciência desses estudantes por meio de questionário avaliativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13116_TB5433_07042025224648.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA ROSA" "autor_nome_curto" => "SABRINA" "autor_email" => "sabrina.rosa@riogrande.ifrs.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132964 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5433 "inscrito_id" => 13116 "titulo" => "T-SHIRT OU CAMISETA? PAISAGEM LINGUÍSTICA E A PRODUÇÃO DE SENTIDO NO USO DA LÍNGUA INGLESA EM ESTAMPAS DESTE VESTUÁRIO" "resumo" => "A Paisagem Linguística (PL) engloba as diversas línguas e suas variantes presentes em um espaço geográfico específico. Este estudo tem como objetivo explorar o uso de camisetas estampadas em inglês como uma expressão simbólica significativa dentro da PL, observando alunos que as utilizam em salas de aula do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Rio Grande. Assim como as camisetas em língua portuguesa são empregadas para manifestações de protesto ou posicionamento político e ideológico, as estampas em inglês também devem ser reconhecidas como uma forma legítima de expressão. Por meio de uma abordagem sociolinguística de pesquisa-ação, almejamos estimular a consciência de estudantes do 1º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico sobre a importância de compreenderem o significado simbólico das mensagens transmitidas por suas vestimentas, e como elas contribuem para a percepção e interação linguística e cultural em seu contexto social. Além de aprender a língua inglesa curricular, os estudantes desenvolvem pensamento crítico, interculturalidade e competência simbólica, através de práticas pedagógicas voltadas a esses fins. O estudo é interdisciplinar e interinstitucional, pois os estudantes aprenderão algumas noções básicas de Vestuário por meio de oficinas em parceria com professores dos Cursos de Tecnologia em Design de Moda e do Técnico em Vestuário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL) Campus CAVG, e do Curso Técnico em Produção de Moda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) Campus Avançado Goioerê. Por meio de registros fotográficos das camisetas, entrevistas com os estudantes, e questionário de sondagem pré-implementação das estratégias pedagógicas, podemos perceber que 70 por cento dos alunos usam camisetas com as mensagens em inglês sem ter consciência disso, nem saber sua tradução. Ao término da pesquisa, esperamos obter um entendimento mais profundo sobre a evolução do nível de consciência desses estudantes por meio de questionário avaliativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13116_TB5433_07042025224648.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA ROSA" "autor_nome_curto" => "SABRINA" "autor_email" => "sabrina.rosa@riogrande.ifrs.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }