O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONTRIBUIÇÃO DA UNIDADE DE TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E CIDADANIA -UTEC NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE UM CMEI, EM RECIFE -PE.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132955 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5424 "inscrito_id" => 12890 "titulo" => "O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONTRIBUIÇÃO DA UNIDADE DE TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E CIDADANIA -UTEC NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE UM CMEI, EM RECIFE -PE." "resumo" => "O pensamento computacional é um conjunto de ações que envolve a identificação de um problema complexo e organizá-lo em diferentes dimensões para sua solução.(BACKMAN, 2017). Este, faz parte do eixo integrador do documento complementar da Base Nacional Comum Curricular- BNCC (2022). Contudo, o ensino de computação ainda é um desafio para a realidade da Educação Infantil. Ao realizar busca na plataforma Google Scholar com os descritores Pensamento Computacional, atividades desplugadas, educação infantil e Unidade de Tecnologia, Educação e Cidadania - UTEC no intervalo 2020-2025, apenas um trabalho foi encontrado sobre o desenvolvimento do Pensamento Computacional para estudantes do fundamental I envolvendo a participação da UTEC(FRANÇA;TEDESCO,2021). A partir desse cenário, surgiu a questão norteadora: “Como desenvolver o Pensamento Computacional em crianças inseridas na Educação infantil?”, o que deu início ao projeto de imersão, intitulado “Pensamento computacional e Inclusão”, com o objetivo de compreender como a UTEC pode contribuir na imersão do Pensamento Computacional para crianças de até 6 anos, considerando sua realidade escolar e comunitária, dentro de uma perspectiva inclusiva. Para isso, a pesquisa foi realizada em uma turma com 17 estudantes do grupo V, de um CMEI da Rede Municipal do Recife, localizado em Nova Descoberta. Nos meses de agosto a novembro de 2024, os estudantes vivenciaram de forma lúdica, desafios onde o Pensamento Computacional era aplicado em seus 4 pilares. A pesquisa teve como base os autores Backman (2017), Valete (2016) e Ticon, Mól e Legey (2022) e a análise, foi baseada na metodologia qualitativa e de técnica observação participante (BRANDÃO, 2006). Os resultados obtidos através dessa pesquisa foi o engajamento dos estudantes para solução de problemas bem como maior desempenho durante os desafios, o que reforça a necessidade da presença das UTECs nesses espaços, para a promoção de uma educação de qualidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12890_TB5424_07042025223740.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HYLKA WALLESKA BARBOSA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "HYLKA LIMA" "autor_email" => "hylka.1247859@prof.educ.rec.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132955 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5424 "inscrito_id" => 12890 "titulo" => "O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONTRIBUIÇÃO DA UNIDADE DE TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E CIDADANIA -UTEC NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE UM CMEI, EM RECIFE -PE." "resumo" => "O pensamento computacional é um conjunto de ações que envolve a identificação de um problema complexo e organizá-lo em diferentes dimensões para sua solução.(BACKMAN, 2017). Este, faz parte do eixo integrador do documento complementar da Base Nacional Comum Curricular- BNCC (2022). Contudo, o ensino de computação ainda é um desafio para a realidade da Educação Infantil. Ao realizar busca na plataforma Google Scholar com os descritores Pensamento Computacional, atividades desplugadas, educação infantil e Unidade de Tecnologia, Educação e Cidadania - UTEC no intervalo 2020-2025, apenas um trabalho foi encontrado sobre o desenvolvimento do Pensamento Computacional para estudantes do fundamental I envolvendo a participação da UTEC(FRANÇA;TEDESCO,2021). A partir desse cenário, surgiu a questão norteadora: “Como desenvolver o Pensamento Computacional em crianças inseridas na Educação infantil?”, o que deu início ao projeto de imersão, intitulado “Pensamento computacional e Inclusão”, com o objetivo de compreender como a UTEC pode contribuir na imersão do Pensamento Computacional para crianças de até 6 anos, considerando sua realidade escolar e comunitária, dentro de uma perspectiva inclusiva. Para isso, a pesquisa foi realizada em uma turma com 17 estudantes do grupo V, de um CMEI da Rede Municipal do Recife, localizado em Nova Descoberta. Nos meses de agosto a novembro de 2024, os estudantes vivenciaram de forma lúdica, desafios onde o Pensamento Computacional era aplicado em seus 4 pilares. A pesquisa teve como base os autores Backman (2017), Valete (2016) e Ticon, Mól e Legey (2022) e a análise, foi baseada na metodologia qualitativa e de técnica observação participante (BRANDÃO, 2006). Os resultados obtidos através dessa pesquisa foi o engajamento dos estudantes para solução de problemas bem como maior desempenho durante os desafios, o que reforça a necessidade da presença das UTECs nesses espaços, para a promoção de uma educação de qualidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12890_TB5424_07042025223740.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HYLKA WALLESKA BARBOSA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "HYLKA LIMA" "autor_email" => "hylka.1247859@prof.educ.rec.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }