Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ARTE E BIOLOGIA PARA A AFIRMAÇÃO DE EXISTÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132952
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5418
    "inscrito_id" => 6224
    "titulo" => "ARTE E BIOLOGIA PARA A AFIRMAÇÃO DE EXISTÊNCIAS"
    "resumo" => "Este ensaio teórico investiga a relação entre o ensino de Arte e Biologia para promover uma educação plural e diversa. A partir da obra Erro: Classificação Taxonômica (Godoi, 2018), de Rafaelly Godoi (La Conga Rosa), discutimos questões sociais relacionadas aos corpos transexuais e travestis. A obra combina fotografia e performance, marcando o corpo da artista com oito palavras classificativas e taxativas, evidenciando a tentativa da sociedade de enquadrar corpos que desafiam o binarismo. Travestis e transexuais são constantemente estereotipadas e classificadas com base em olhares, atitudes e ações violentas que reduzem suas existências a rótulos. A taxonomia, ciência da Biologia que descreve, identifica e classifica seres vivos, não consegue abarcar a complexidade das diferenças sociais dentro da espécie humana. Embora biologicamente sejamos uma única espécie, há enorme diversidade social, especialmente no que tange às sexualidades. Historicamente, os estudos científicos nas ciências biológicas excluem e desqualificam corpo(s), gênero(s) e sexualidade(s) que não se enquadram no binarismo, reforçando perspectivas limitantes. Neste contexto, propomos a integração da Arte no ensino de Ciências para explorar conceitos como diferença, identidade e diversidade nos âmbitos biológico e social. A performance artística possibilita reflexões sobre os limites da classificação biológica e sua aplicação à experiência humana, desafiando imposições baseadas em ideais conservadores, princípios religiosos, morais e políticos que restringem a diversidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID6224_TB5418_07042025223335.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYKELL RODRIGUES MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "MAYKELL"
    "autor_email" => "maykellarte@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132952
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5418
    "inscrito_id" => 6224
    "titulo" => "ARTE E BIOLOGIA PARA A AFIRMAÇÃO DE EXISTÊNCIAS"
    "resumo" => "Este ensaio teórico investiga a relação entre o ensino de Arte e Biologia para promover uma educação plural e diversa. A partir da obra Erro: Classificação Taxonômica (Godoi, 2018), de Rafaelly Godoi (La Conga Rosa), discutimos questões sociais relacionadas aos corpos transexuais e travestis. A obra combina fotografia e performance, marcando o corpo da artista com oito palavras classificativas e taxativas, evidenciando a tentativa da sociedade de enquadrar corpos que desafiam o binarismo. Travestis e transexuais são constantemente estereotipadas e classificadas com base em olhares, atitudes e ações violentas que reduzem suas existências a rótulos. A taxonomia, ciência da Biologia que descreve, identifica e classifica seres vivos, não consegue abarcar a complexidade das diferenças sociais dentro da espécie humana. Embora biologicamente sejamos uma única espécie, há enorme diversidade social, especialmente no que tange às sexualidades. Historicamente, os estudos científicos nas ciências biológicas excluem e desqualificam corpo(s), gênero(s) e sexualidade(s) que não se enquadram no binarismo, reforçando perspectivas limitantes. Neste contexto, propomos a integração da Arte no ensino de Ciências para explorar conceitos como diferença, identidade e diversidade nos âmbitos biológico e social. A performance artística possibilita reflexões sobre os limites da classificação biológica e sua aplicação à experiência humana, desafiando imposições baseadas em ideais conservadores, princípios religiosos, morais e políticos que restringem a diversidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID6224_TB5418_07042025223335.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYKELL RODRIGUES MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "MAYKELL"
    "autor_email" => "maykellarte@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este ensaio teórico investiga a relação entre o ensino de Arte e Biologia para promover uma educação plural e diversa. A partir da obra Erro: Classificação Taxonômica (Godoi, 2018), de Rafaelly Godoi (La Conga Rosa), discutimos questões sociais relacionadas aos corpos transexuais e travestis. A obra combina fotografia e performance, marcando o corpo da artista com oito palavras classificativas e taxativas, evidenciando a tentativa da sociedade de enquadrar corpos que desafiam o binarismo. Travestis e transexuais são constantemente estereotipadas e classificadas com base em olhares, atitudes e ações violentas que reduzem suas existências a rótulos. A taxonomia, ciência da Biologia que descreve, identifica e classifica seres vivos, não consegue abarcar a complexidade das diferenças sociais dentro da espécie humana. Embora biologicamente sejamos uma única espécie, há enorme diversidade social, especialmente no que tange às sexualidades. Historicamente, os estudos científicos nas ciências biológicas excluem e desqualificam corpo(s), gênero(s) e sexualidade(s) que não se enquadram no binarismo, reforçando perspectivas limitantes. Neste contexto, propomos a integração da Arte no ensino de Ciências para explorar conceitos como diferença, identidade e diversidade nos âmbitos biológico e social. A performance artística possibilita reflexões sobre os limites da classificação biológica e sua aplicação à experiência humana, desafiando imposições baseadas em ideais conservadores, princípios religiosos, morais e políticos que restringem a diversidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.