Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS CULTURAIS PARA A FORMAÇÃO HISTÓRICA E IDENTITARIA DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE RIO LARGO, ALAGOAS.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As práticas culturais são fundamentais para a formação histórica e da identitara de crianças da educação básica de Rio Largo, pois fortalecem o vínculo a história local, as tradições populares e as raízes afro-brasileiras e indígenas presentes no município. A escola, como espaço de formação social, tem o papel de garantir que essas expressões culturais estejam presentes no cotidiano pedagógico, contribuindo para o reconhecimento da diversidade e o fortalecimento do sentimento de pertencimento. E assim construída a partir das relações sociais e do contexto histórico de cada sujeito. Nesse sentido, ao vivenciarem manifestações como a capoeira, o coco de roda e os saberes orais locais, as crianças passam a compreender melhor quem são, de onde vieram e o valor de suas origens. Para Paulo Freire (1996), a educação deve partir da realidade concreta dos educandos, e a cultura é parte indissociável desse processo de construção do conhecimento. Já Nilma Lino Gomes (2005) enfatiza que o reconhecimento da diversidade cultural é essencial para a formação de identidades positivas e antirracistas dentro da escola. A importância das práticas culturais na educação está assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9.394/1996), que determina, em seu Art. 26, que o currículo da educação básica deve incluir os conteúdos que tratem da história e cultura afro-brasileira e indígena. Além disso, a Lei nº 10.639/2003 e a Lei nº 11.645/2008 reforçam a obrigatoriedade da abordagem da história e cultura afro-brasileira e indígena em todas as escolas do país, promovendo o respeito à diversidade étnico-racial e cultural. Dessa forma, incluir culturais no processo educativo das crianças de Rio Largo não é apenas um compromisso com a valorização da identidade local, mas também um dever legal e ético no combate às desigualdades históricas e na promoção de uma educação mais justa.

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