DO COTIDIANO AO MICROSCÓPIO: A UTILIZAÇÃO DA CEBOLA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132750 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5140 "inscrito_id" => 6365 "titulo" => "DO COTIDIANO AO MICROSCÓPIO: A UTILIZAÇÃO DA CEBOLA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Este estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa no ensino de Ciências por meio de metodologias ativas que articulam teoria e prática. A proposta partiu da necessidade de tornar os processos de ensino e de aprendizagem mais dinâmicos, contextualizados e voltados ao desenvolvimento da habilidade científica dos estudantes do Ensino Fundamental. anos finais. Durante a abordagem introdutória sobre os tipos de plantas, os alunos foram incentivados a observar o entorno da escola, identificando diferentes espécies vegetais e suas características morfológicas. Essa atividade permitiu a compreensão da importância da classificação taxonômica como instrumento organizador do conhecimento biológico e despertar o interesse dos estudantes e promover reflexões sobre o cuidado com o meio ambiente, contribuindo para o fortalecimento da consciência ecológica. Em continuidade às atividades práticas, houve participação em aulas relacionadas à estrutura celular, nas quais foram explorados conceitos sobre a organização das células e suas funções nos organismos vivos. Essa etapa teórica foi posteriormente complementada com uma prática experimental utilizando lâminas de células de cebola. A atividade proporcionou aos alunos do 7º ano a observação direta das estruturas celulares por meio do microscópio, permitindo a associação entre o conteúdo abordado em sala e sua aplicação prática. Além disso, foram discutidos aspectos relacionados ao cultivo da cebola e seus benefícios, o que ampliou a visão dos estudantes sobre a relação entre ciência e cotidiano. Os resultados observados ao longo das intervenções indicam que a utilização de práticas investigativas e o contato direto com os objetos de estudo favoreceram a construção do conhecimento de forma mais efetiva. A participação ativa dos alunos, aliada à mediação reflexiva dos bolsistas, demonstrou ser uma estratégia adequada para o desenvolvimento de habilidades científicas e do pensamento crítico no ensino de Ciências." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID6365_TB5140_19042025161753.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANE DE NAZARE DIAS GOUVEIA" "autor_nome_curto" => "DAYANE GOUVEIA" "autor_email" => "dayanegouveiand@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132750 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5140 "inscrito_id" => 6365 "titulo" => "DO COTIDIANO AO MICROSCÓPIO: A UTILIZAÇÃO DA CEBOLA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Este estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa no ensino de Ciências por meio de metodologias ativas que articulam teoria e prática. A proposta partiu da necessidade de tornar os processos de ensino e de aprendizagem mais dinâmicos, contextualizados e voltados ao desenvolvimento da habilidade científica dos estudantes do Ensino Fundamental. anos finais. Durante a abordagem introdutória sobre os tipos de plantas, os alunos foram incentivados a observar o entorno da escola, identificando diferentes espécies vegetais e suas características morfológicas. Essa atividade permitiu a compreensão da importância da classificação taxonômica como instrumento organizador do conhecimento biológico e despertar o interesse dos estudantes e promover reflexões sobre o cuidado com o meio ambiente, contribuindo para o fortalecimento da consciência ecológica. Em continuidade às atividades práticas, houve participação em aulas relacionadas à estrutura celular, nas quais foram explorados conceitos sobre a organização das células e suas funções nos organismos vivos. Essa etapa teórica foi posteriormente complementada com uma prática experimental utilizando lâminas de células de cebola. A atividade proporcionou aos alunos do 7º ano a observação direta das estruturas celulares por meio do microscópio, permitindo a associação entre o conteúdo abordado em sala e sua aplicação prática. Além disso, foram discutidos aspectos relacionados ao cultivo da cebola e seus benefícios, o que ampliou a visão dos estudantes sobre a relação entre ciência e cotidiano. Os resultados observados ao longo das intervenções indicam que a utilização de práticas investigativas e o contato direto com os objetos de estudo favoreceram a construção do conhecimento de forma mais efetiva. A participação ativa dos alunos, aliada à mediação reflexiva dos bolsistas, demonstrou ser uma estratégia adequada para o desenvolvimento de habilidades científicas e do pensamento crítico no ensino de Ciências." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID6365_TB5140_19042025161753.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANE DE NAZARE DIAS GOUVEIA" "autor_nome_curto" => "DAYANE GOUVEIA" "autor_email" => "dayanegouveiand@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }