Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CARACTERIZAÇÃO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A INCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Existe um grande número de pessoas com deficiências no Brasil e um crescente aumento do número de matrículas de estudantes com estas condições no sistema público de ensino regular. Destes casos, destacam-se os de Transtorno do Espectro Autista. Este trabalho tem como objetivo apresentar um panorama sobre a caracterização do autismo e as singularidades do processo de escolarização de estudantes com esta condição. A metodologia segue uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa documental, sobre leis e normativas sobre o autismo, e bibliográfica, com revisão da literatura por meio de análise de artigos científicos, com os descritores: autismo e inclusão, na plataforma aberta do Google Acadêmico, nos anos de 2023 e 2024, selecionados a partir dos critérios de relevância e alinhamento com os objetivos deste trabalho. O TEA apresenta desafios relacionados à compreensão das singularidades que envolvem a condição e as necessidades educacionais específicas, o que exige adaptação do ambiente escolar e das práticas de ensino. Como considerações finais acredita-se que é preciso para a inclusão social dos estudantes com TEA, o compromisso de todos com a busca de informações e acessibilidades dos espaços, para que se possibilite igualdade de oportunidades, participação, autonomia e qualidade de vida de todos.

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