O ENSINO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL E SUA INFLUÊNCIA NO IDEB DO ESTADO DO MARANHÃO.
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A fundamentação teórica explora o conceito de educação integral, que transcende a transmissão de conhecimentos acadêmicos para abarcar o desenvolvimento integral do indivíduo. Com base em autores como John Dewey, Anísio Teixeira e Paulo Freire, em que compreendem como um processo contínuo e interativo, no qual o aprendizado integra aspectos sociais, emocionais e cognitivos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com análise comparativa seguindo a perspectiva de Gil e análise de conteúdo da Bardin. Os dados foram coletados a partir de relatórios oficiais do IDEB e da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão. Os resultados indicam que os modelos de ensino integral, apresentam desempenho significativamente superior em relação ao ensino tradicional. Em 2023, enquanto o IDEB das escolas integrais foram acima de 4,0. A análise comparativa evidencia que o sucesso dos modelos integrais. Conclui-se que o modelo de ensino integral tem o potencial de transformar a educação no Maranhão, contribuindo para a redução de desigualdades educacionais e a elevação da qualidade do ensino. No entanto, políticas públicas devem assegurar que a expansão desses modelos ocorra de forma equitativa, garantindo acesso amplo e inclusivo a todos os estudantes." 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