Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL E SUA INFLUÊNCIA NO IDEB DO ESTADO DO MARANHÃO.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa investiga os impactos do modelo de ensino integral nos Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no Maranhão, com foco na análise comparativa de dois modelos educacionais: os Centros Educa Mais, de abordagem propedêutica e inclusiva, e os Institutos Estaduais de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, que integram formação acadêmica e técnico-profissional. A fundamentação teórica explora o conceito de educação integral, que transcende a transmissão de conhecimentos acadêmicos para abarcar o desenvolvimento integral do indivíduo. Com base em autores como John Dewey, Anísio Teixeira e Paulo Freire, em que compreendem como um processo contínuo e interativo, no qual o aprendizado integra aspectos sociais, emocionais e cognitivos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com análise comparativa seguindo a perspectiva de Gil e análise de conteúdo da Bardin. Os dados foram coletados a partir de relatórios oficiais do IDEB e da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão. Os resultados indicam que os modelos de ensino integral, apresentam desempenho significativamente superior em relação ao ensino tradicional. Em 2023, enquanto o IDEB das escolas integrais foram acima de 4,0. A análise comparativa evidencia que o sucesso dos modelos integrais. Conclui-se que o modelo de ensino integral tem o potencial de transformar a educação no Maranhão, contribuindo para a redução de desigualdades educacionais e a elevação da qualidade do ensino. No entanto, políticas públicas devem assegurar que a expansão desses modelos ocorra de forma equitativa, garantindo acesso amplo e inclusivo a todos os estudantes.

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