O BEM-ESTAR SUBJETIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO DE PERNAMBUCO
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Entre os direitos assegurados na legislação brasileira e nos marcos normativos da educação básica, destaca-se o direito ao brincar, à convivência e ao bem-estar. Neste estudo, propomos uma análise qualitativa do currículo da Educação Infantil do Estado de Pernambuco, com foco na identificação de práticas pedagógicas que favoreçam o bem-estar subjetivo das crianças. A pesquisa realizou uma análise qualitativa documental do "Organizador Curricular”; o critério de análise considerou os cinco Campos de Experiência da BNCC e as faixas etárias de 0 a 3 anos e de 4 a 5 anos. O método de análise foi categorial-temático, com base em categorias emergentes do próprio corpus documental. O currículo da Educação Infantil de Pernambuco revela uma concepção de infância que valoriza a ludicidade, o afeto, a imaginação e a criatividade como fundamentos da ação pedagógica. 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