EDUCAR PELAS MARGENS: COMPROMISSOS FORMATIVOS COM AS INFÂNCIAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132563 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4896 "inscrito_id" => 8346 "titulo" => "EDUCAR PELAS MARGENS: COMPROMISSOS FORMATIVOS COM AS INFÂNCIAS" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo discutir a pluralidade das infâncias e a necessidade de uma educação infantil que considere as diferentes vivências, culturas e realidades sociais das crianças, promovendo uma prática pedagógica inclusiva e significativa. Na educação infantil, olhar para essas margens é um compromisso essencial para quem ensina. As crianças não são seres genéricos; elas carregam consigo suas realidades sociais, seus saberes e suas formas próprias de viver o mundo. Pensar a educação a partir das margens significa reconhecer essas diferenças e transformar o planejamento pedagógico em um espaço de acolhimento, onde cada infância tem voz e lugar. Não basta enxergar apenas uma infância idealizada, é preciso considerar as culturas infantis, a reprodução familiar, os contextos locais e as relações que as crianças estabelecem na escola. Trata-se de uma Revisão de Literatura, fundamentando-se em aportes teóricos de Arendt (2009), Sarmento (2005), Corsaro (1997) e Nascimento (2020), Os resultados apontam que etapa da educação infantil precisa estar atenta às margens para garantir uma escola mais justa e respeitosa com a diversidade das infâncias. Afinal, formar na infância é mais do que ensinar conteúdos: é abrir caminhos para que cada criança possa ser quem é e construir seu próprio percurso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID8346_TB4896_06042025120948.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ISABEL DO NASCIMENTO SILVA" "autor_nome_curto" => "Isabel Nasc." "autor_email" => "mariaisabel.nascimento@upe.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132563 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4896 "inscrito_id" => 8346 "titulo" => "EDUCAR PELAS MARGENS: COMPROMISSOS FORMATIVOS COM AS INFÂNCIAS" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo discutir a pluralidade das infâncias e a necessidade de uma educação infantil que considere as diferentes vivências, culturas e realidades sociais das crianças, promovendo uma prática pedagógica inclusiva e significativa. Na educação infantil, olhar para essas margens é um compromisso essencial para quem ensina. As crianças não são seres genéricos; elas carregam consigo suas realidades sociais, seus saberes e suas formas próprias de viver o mundo. Pensar a educação a partir das margens significa reconhecer essas diferenças e transformar o planejamento pedagógico em um espaço de acolhimento, onde cada infância tem voz e lugar. Não basta enxergar apenas uma infância idealizada, é preciso considerar as culturas infantis, a reprodução familiar, os contextos locais e as relações que as crianças estabelecem na escola. Trata-se de uma Revisão de Literatura, fundamentando-se em aportes teóricos de Arendt (2009), Sarmento (2005), Corsaro (1997) e Nascimento (2020), Os resultados apontam que etapa da educação infantil precisa estar atenta às margens para garantir uma escola mais justa e respeitosa com a diversidade das infâncias. Afinal, formar na infância é mais do que ensinar conteúdos: é abrir caminhos para que cada criança possa ser quem é e construir seu próprio percurso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID8346_TB4896_06042025120948.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ISABEL DO NASCIMENTO SILVA" "autor_nome_curto" => "Isabel Nasc." "autor_email" => "mariaisabel.nascimento@upe.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }