O USO DE PORTFÓLIO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA).
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132516 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4840 "inscrito_id" => 9466 "titulo" => "O USO DE PORTFÓLIO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)." "resumo" => "Este artigo menciona o uso de portfólio físico e digital como estratégia de ensino nas aulas de Geografia no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tendo em vista a escassez de recursos e materiais para a modalidade de ensino, o nível cognitivo de alguns alunos – em razão do longo período fora da sala de aula, a necessidade de utilizar o lúdico – imagens, gráficos e mapeamentos de forma dinâmica. Nesse contexto, deu-se a iniciativa de implementar o portfólio como alternativa de estudo para fomentar a aprendizagem de forma qualificadora, reparadora e equalizadora. O objetivo da pesquisa foi compreender sobre a regionalização do Brasil; pesquisar conceitos, dados, gráficos e imagens sobre cada região estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); elaborar um portfólio físico individual e outro digital em grupo sobre a regionalização; avaliar qual tipo de portfólio foi mais eficaz no processo de aprendizagem dos jovens e adultos. Trata-se de uma pesquisa ação de cunho qualitativo no campo da Educação de Jovens e Adultos desenvolvida com 125 alunos nas aulas de Geografia em uma escola da zona norte de Manaus/AM. A experiência com o uso dos portfólios foi positiva, a dinâmica da pesquisa proporcionou um maior engajamento dos discentes, o uso do portfólio físico foi mais complexo por ser individual em relação a elaboração do portfólio em grupo – o que exigiu a orientação contínua do professor durante o processo, a ação ocorreu durante um sete aulas: aula expositiva sobre o tema da pesquisa, cinco aulas para a pesquisa de cada região do Brasil e desenvolvimento do portfólio físico e apresentação do portfólio digital em grupo elaborado pelo Canva – conforme template e orientação do professor, a estratégia resultou em aprendizagem, valorizando a autonomia, criatividade e experiência dos alunos da modalidade de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9466_TB4840_05042025184057.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RICARDO OLIVEIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "Ricardo" "autor_email" => "ricardo_oliveira.23@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132516 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4840 "inscrito_id" => 9466 "titulo" => "O USO DE PORTFÓLIO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)." "resumo" => "Este artigo menciona o uso de portfólio físico e digital como estratégia de ensino nas aulas de Geografia no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tendo em vista a escassez de recursos e materiais para a modalidade de ensino, o nível cognitivo de alguns alunos – em razão do longo período fora da sala de aula, a necessidade de utilizar o lúdico – imagens, gráficos e mapeamentos de forma dinâmica. Nesse contexto, deu-se a iniciativa de implementar o portfólio como alternativa de estudo para fomentar a aprendizagem de forma qualificadora, reparadora e equalizadora. O objetivo da pesquisa foi compreender sobre a regionalização do Brasil; pesquisar conceitos, dados, gráficos e imagens sobre cada região estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); elaborar um portfólio físico individual e outro digital em grupo sobre a regionalização; avaliar qual tipo de portfólio foi mais eficaz no processo de aprendizagem dos jovens e adultos. Trata-se de uma pesquisa ação de cunho qualitativo no campo da Educação de Jovens e Adultos desenvolvida com 125 alunos nas aulas de Geografia em uma escola da zona norte de Manaus/AM. A experiência com o uso dos portfólios foi positiva, a dinâmica da pesquisa proporcionou um maior engajamento dos discentes, o uso do portfólio físico foi mais complexo por ser individual em relação a elaboração do portfólio em grupo – o que exigiu a orientação contínua do professor durante o processo, a ação ocorreu durante um sete aulas: aula expositiva sobre o tema da pesquisa, cinco aulas para a pesquisa de cada região do Brasil e desenvolvimento do portfólio físico e apresentação do portfólio digital em grupo elaborado pelo Canva – conforme template e orientação do professor, a estratégia resultou em aprendizagem, valorizando a autonomia, criatividade e experiência dos alunos da modalidade de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9466_TB4840_05042025184057.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RICARDO OLIVEIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "Ricardo" "autor_email" => "ricardo_oliveira.23@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }