O ENSINO DE PALEONTOLOGIA: A PRENDENDO E ENSINANDO SOBRE A HISTÓRIA DA TERRA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132405 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4690 "inscrito_id" => 12362 "titulo" => "O ENSINO DE PALEONTOLOGIA: A PRENDENDO E ENSINANDO SOBRE A HISTÓRIA DA TERRA" "resumo" => "paleontologia uma ciência multidisciplinar, podendo ser trabalhada interdisciplinarmente em diferentes níveis e modalidades no ensino básico. Sua origem ajuda a contar e divulgar a história da evolução da Terra. Faz-se necessário seu estudo no intuito de divulgar conhecimentos científicos de forma singular e adequada a idade dos estudantes. Este trabalho explora sobre o ensino de paleontologia no contexto escolar, abordado nas escolas a temática contando sobre a história da vida na Terra. sue objetivo é reconhecer o ensino de paleontologia nas escolas as contribuições para a popularização dos conhecimentos sobre a evolução do Planeta. Visando responder a seguinte questão: de que forma a paleontologia contribui para a compreensão e o entendimento sobre a história da Terra no contexto escolar? Para tal, a pesquisa inclinou-se nas leituras sobre a paleontologia, as metodologias em sala de aula e o ensino nas escolas. metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, de nível exploratório, cuja abordagem é qualitativa. Utilizando os sites de busca Google Acadêmico e ResearchGate para base de dados fazendo uso das seguintes palavras norteadoras “ensino; paleontologia; Terra; geografia”, intervalo de 2020-2025, excluindo-se aqueles em língua estrangeira. Resultados e discussões: roda de leituras, conversas em grupo, atividades lúdicas, práticas de campo, ajudaram os alunos a compreenderem a relação entre a paleontologia e os vestígios evolutivos do planeta. Após as leituras cientificas, constatamos que existem algumas limitações para o ensino de paleontologia nas escolas, porém também há o reconhecimento da importância desta ciência como meio de popularizar o conhecimento sobre a Terra aos alunos. percebe-se a relevância do estudo sobre a paleontologia no contexto escolar, sua contribuição significativa, abrindo espaço para pesquisas qualitativas futuras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12362_TB4690_04042025095643.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANALINA LIMA SALES" "autor_nome_curto" => "ANALINA" "autor_email" => "analina.sales@aluno.ufca.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132405 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4690 "inscrito_id" => 12362 "titulo" => "O ENSINO DE PALEONTOLOGIA: A PRENDENDO E ENSINANDO SOBRE A HISTÓRIA DA TERRA" "resumo" => "paleontologia uma ciência multidisciplinar, podendo ser trabalhada interdisciplinarmente em diferentes níveis e modalidades no ensino básico. Sua origem ajuda a contar e divulgar a história da evolução da Terra. Faz-se necessário seu estudo no intuito de divulgar conhecimentos científicos de forma singular e adequada a idade dos estudantes. Este trabalho explora sobre o ensino de paleontologia no contexto escolar, abordado nas escolas a temática contando sobre a história da vida na Terra. sue objetivo é reconhecer o ensino de paleontologia nas escolas as contribuições para a popularização dos conhecimentos sobre a evolução do Planeta. Visando responder a seguinte questão: de que forma a paleontologia contribui para a compreensão e o entendimento sobre a história da Terra no contexto escolar? Para tal, a pesquisa inclinou-se nas leituras sobre a paleontologia, as metodologias em sala de aula e o ensino nas escolas. metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, de nível exploratório, cuja abordagem é qualitativa. Utilizando os sites de busca Google Acadêmico e ResearchGate para base de dados fazendo uso das seguintes palavras norteadoras “ensino; paleontologia; Terra; geografia”, intervalo de 2020-2025, excluindo-se aqueles em língua estrangeira. Resultados e discussões: roda de leituras, conversas em grupo, atividades lúdicas, práticas de campo, ajudaram os alunos a compreenderem a relação entre a paleontologia e os vestígios evolutivos do planeta. Após as leituras cientificas, constatamos que existem algumas limitações para o ensino de paleontologia nas escolas, porém também há o reconhecimento da importância desta ciência como meio de popularizar o conhecimento sobre a Terra aos alunos. percebe-se a relevância do estudo sobre a paleontologia no contexto escolar, sua contribuição significativa, abrindo espaço para pesquisas qualitativas futuras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12362_TB4690_04042025095643.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANALINA LIMA SALES" "autor_nome_curto" => "ANALINA" "autor_email" => "analina.sales@aluno.ufca.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }