O GRUPO ESCOLAR JOAQUIM NABUCO EM CARUARU: ESCOLARIZAÇÃO E REDES DE SOCIABILIDADES NO AGRESTE PERNAMBUCANO (1922-1945)
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A delimitação temporal compreende o ano de criação do grupo escolar até a sua demolição, quando o terreno foi vendido para abrigar um novo empreendimento na cidade. O estudo justifica-se pelas lacunas na historiografia da educação sobre a contribuição desse grupo escolar no processo de escolarização e na construção das sociabilidades da infância em Caruaru. A metodologia adotada baseia-se na análise documental. As fontes documentais foram os jornais, documento oficiais como Leis, Decretos e Mensagens do Governo, Códigos de Ensino e fotografias provenientes de acervos particulares. O estudo dialoga com autores como Magalhães (2004, 2022), Arantes (2019), Vinão Frago (2005), (Ávila (2013), Faria Filho (1996), Souza (1998), entre outros que se debruçam sobre a história das instituições, práticas educativas e cultura escolar, além dos estudos sobre micro-história. 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