Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDOS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA CRIANÇAS COM AUTISMO: INTERVENÇÕES PARA O ENSINO DA LEITURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132303
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4549
    "inscrito_id" => 11953
    "titulo" => "ESTUDOS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA CRIANÇAS COM AUTISMO: INTERVENÇÕES PARA O ENSINO DA LEITURA"
    "resumo" => "O presente trabalho objetivou estudar práticas pedagógicas que possibilitam a aquisição da leitura por crianças com autismo, considerando as intervenções realizadas por professores/as e demais profissionais na condução do processo de alfabetização. Metodologicamente, encarando o presente estudo como uma revisão de literatura que prima pela fundamentação teórica e pela consulta às publicações, consideradas como mais importantes sobre o tema, a presente pesquisa se restringiu à chamada revisão de literatura do tipo narrativa, tendo como fonte de consulta especialmente as publicações de Gomes (2015, 2023), Gomes et al. (2019) e Gomes e Silveira (2023). Esta revisão identificou que a rota de ensino da leitura, sugerida especialmente pelo trabalho de Gomes e Silveira (2023) e pelas orientações que essas autoras estabelecem, tem como base a Análise do Comportamento Aplicada. O detalhamento desta rota e sua organização são direcionadas para orientar um fácil manejo e execução de tarefas pelo/a professor/a e/ou pelos/as profissionais envolvidos no processo de alfabetização de crianças com autismo, o que possibilita um trabalho conciso na aquisição das habilidades de leitura por essas crianças. Considera-se que os conhecimentos, sobre a rota mencionada, caracterizam-se como importantes para um primeiro contato com os métodos sintéticos de alfabetização, que têm demonstrado sucesso na aquisição da leitura por crianças com autismo. Neste sentido, reforça-se a necessidade de mais pesquisas que capacitem e qualifiquem os/as profissionais da educação para o ensino de práticas alfabetizadoras direcionadas para este público, buscando repercussões positivas em todo o processo de escolarização e socialização educacional dos/as estudantes com autismo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11953_TB4549_21042025163530.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LAURA BARROS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA LAURA"
    "autor_email" => "marialaurabs123456@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132303
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4549
    "inscrito_id" => 11953
    "titulo" => "ESTUDOS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA CRIANÇAS COM AUTISMO: INTERVENÇÕES PARA O ENSINO DA LEITURA"
    "resumo" => "O presente trabalho objetivou estudar práticas pedagógicas que possibilitam a aquisição da leitura por crianças com autismo, considerando as intervenções realizadas por professores/as e demais profissionais na condução do processo de alfabetização. Metodologicamente, encarando o presente estudo como uma revisão de literatura que prima pela fundamentação teórica e pela consulta às publicações, consideradas como mais importantes sobre o tema, a presente pesquisa se restringiu à chamada revisão de literatura do tipo narrativa, tendo como fonte de consulta especialmente as publicações de Gomes (2015, 2023), Gomes et al. (2019) e Gomes e Silveira (2023). Esta revisão identificou que a rota de ensino da leitura, sugerida especialmente pelo trabalho de Gomes e Silveira (2023) e pelas orientações que essas autoras estabelecem, tem como base a Análise do Comportamento Aplicada. O detalhamento desta rota e sua organização são direcionadas para orientar um fácil manejo e execução de tarefas pelo/a professor/a e/ou pelos/as profissionais envolvidos no processo de alfabetização de crianças com autismo, o que possibilita um trabalho conciso na aquisição das habilidades de leitura por essas crianças. Considera-se que os conhecimentos, sobre a rota mencionada, caracterizam-se como importantes para um primeiro contato com os métodos sintéticos de alfabetização, que têm demonstrado sucesso na aquisição da leitura por crianças com autismo. Neste sentido, reforça-se a necessidade de mais pesquisas que capacitem e qualifiquem os/as profissionais da educação para o ensino de práticas alfabetizadoras direcionadas para este público, buscando repercussões positivas em todo o processo de escolarização e socialização educacional dos/as estudantes com autismo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11953_TB4549_21042025163530.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LAURA BARROS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA LAURA"
    "autor_email" => "marialaurabs123456@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho objetivou estudar práticas pedagógicas que possibilitam a aquisição da leitura por crianças com autismo, considerando as intervenções realizadas por professores/as e demais profissionais na condução do processo de alfabetização. Metodologicamente, encarando o presente estudo como uma revisão de literatura que prima pela fundamentação teórica e pela consulta às publicações, consideradas como mais importantes sobre o tema, a presente pesquisa se restringiu à chamada revisão de literatura do tipo narrativa, tendo como fonte de consulta especialmente as publicações de Gomes (2015, 2023), Gomes et al. (2019) e Gomes e Silveira (2023). Esta revisão identificou que a rota de ensino da leitura, sugerida especialmente pelo trabalho de Gomes e Silveira (2023) e pelas orientações que essas autoras estabelecem, tem como base a Análise do Comportamento Aplicada. O detalhamento desta rota e sua organização são direcionadas para orientar um fácil manejo e execução de tarefas pelo/a professor/a e/ou pelos/as profissionais envolvidos no processo de alfabetização de crianças com autismo, o que possibilita um trabalho conciso na aquisição das habilidades de leitura por essas crianças. Considera-se que os conhecimentos, sobre a rota mencionada, caracterizam-se como importantes para um primeiro contato com os métodos sintéticos de alfabetização, que têm demonstrado sucesso na aquisição da leitura por crianças com autismo. Neste sentido, reforça-se a necessidade de mais pesquisas que capacitem e qualifiquem os/as profissionais da educação para o ensino de práticas alfabetizadoras direcionadas para este público, buscando repercussões positivas em todo o processo de escolarização e socialização educacional dos/as estudantes com autismo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.