O PAPEL DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS DOS ALUNOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132262 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4488 "inscrito_id" => 11895 "titulo" => "O PAPEL DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS DOS ALUNOS" "resumo" => "RESUMO A escola desempenha um papel essencial na construção das habilidades socioemocionais dos alunos, proporcionando um ambiente onde possam aprender a lidar com suas emoções, construir relações saudáveis e desenvolver autonomia. O desenvolvimento dessas competências não apenas favorece o sucesso acadêmico, mas também impacta positivamente a vida pessoal e profissional dos estudantes. Fundamentado nos estudos de Goleman (1995), que destaca a inteligência emocional como elemento-chave para o bem-estar e aprendizado, e de Vygotsky (1978), que enfatiza a importância das interações sociais no desenvolvimento humano, este estudo busca compreender como a escola pode fortalecer essas habilidades. Metodologicamente, trata-se de uma revisão bibliográfica que analisa estratégias educacionais voltadas à aprendizagem socioemocional no contexto escolar. Os resultados apontam que a implementação de programas específicos, como a Aprendizagem Socioemocional (SEL), contribui significativamente para a empatia, a resiliência e o autocontrole dos alunos. Além disso, destaca-se o papel essencial dos professores como mediadores desse processo, sendo fundamental que recebam suporte e formação contínua. Conclui-se que a incorporação de práticas pedagógicas que valorizam o desenvolvimento socioemocional é essencial para uma educação mais humanizada, preparando os alunos não apenas para desafios acadêmicos, mas também para a construção de uma sociedade mais empática e colaborativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11895_TB4488_01042025161644.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA DOS SANTOS SILVA BERNARDINO" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "katiabernadino@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE TECNOLOGIA DO VALE DO IVAÍ (FATECIVAI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132262 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4488 "inscrito_id" => 11895 "titulo" => "O PAPEL DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS DOS ALUNOS" "resumo" => "RESUMO A escola desempenha um papel essencial na construção das habilidades socioemocionais dos alunos, proporcionando um ambiente onde possam aprender a lidar com suas emoções, construir relações saudáveis e desenvolver autonomia. O desenvolvimento dessas competências não apenas favorece o sucesso acadêmico, mas também impacta positivamente a vida pessoal e profissional dos estudantes. Fundamentado nos estudos de Goleman (1995), que destaca a inteligência emocional como elemento-chave para o bem-estar e aprendizado, e de Vygotsky (1978), que enfatiza a importância das interações sociais no desenvolvimento humano, este estudo busca compreender como a escola pode fortalecer essas habilidades. Metodologicamente, trata-se de uma revisão bibliográfica que analisa estratégias educacionais voltadas à aprendizagem socioemocional no contexto escolar. Os resultados apontam que a implementação de programas específicos, como a Aprendizagem Socioemocional (SEL), contribui significativamente para a empatia, a resiliência e o autocontrole dos alunos. Além disso, destaca-se o papel essencial dos professores como mediadores desse processo, sendo fundamental que recebam suporte e formação contínua. Conclui-se que a incorporação de práticas pedagógicas que valorizam o desenvolvimento socioemocional é essencial para uma educação mais humanizada, preparando os alunos não apenas para desafios acadêmicos, mas também para a construção de uma sociedade mais empática e colaborativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11895_TB4488_01042025161644.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA DOS SANTOS SILVA BERNARDINO" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "katiabernadino@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE TECNOLOGIA DO VALE DO IVAÍ (FATECIVAI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }