FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO (AH/SD)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132112 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4287 "inscrito_id" => 11401 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO (AH/SD)" "resumo" => "O processo de formação de professores para o atendimento educacional especializado de alunos com Altas Habilidades/Superdotação tem avançado gradativamente nos últimos anos. Apesar dos obstáculos enfrentados para garantir o acesso e sucesso desse processo, políticas educacionais foram implementadas para assegurar o direito ao atendimento adequado aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). O processo de capacitação desses profissionais é importante, pois viabiliza a permanência e potencializa as capacidades desses alunos. De acordo com as autoras Matos e Maciel (2016), a primeira menção à educação para "alunos excepcionais" nas políticas públicas brasileiras ocorreu na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), aprovada em 1961. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva define alunos com Altas Habilidades/Superdotação como aqueles que apresentam elevado potencial intelectual, acadêmico, de liderança, psicomotor e artístico, seja de forma isolada ou combinada (Brasil, 2008). Essas capacidades excepcionais não dispensam a necessidade de um atendimento especializado. Pelo contrário, é importante o atendimento especializado no contraturno, a fim de potencializar as habilidades. Diante disso, a formação de educadores capacitados para trabalhar com esses alunos torna-se crucial para o desenvolvimento social e cognitivo deste estudante. Dessa forma, a pesquisa será conduzida por meio de abordagens qualitativas e quantitativas, incluindo levantamentos bibliográficos e pesquisas de campo. O objetivo é verificar como a formação de professores pode ser desenvolvida e aprimorada para o atendimento especializado a alunos com AH/SD, analisar o processo de ensino-aprendizagem e potencializar a capacitação contínua dos educadores na rede municipal de ensino, a fim de garantir a inclusão efetiva desses alunos no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11401_TB4287_29032025180258.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JHENNYFER MICKELLY MENDONÇA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Jhennyfer" "autor_email" => "jhennymay190@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132112 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4287 "inscrito_id" => 11401 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO (AH/SD)" "resumo" => "O processo de formação de professores para o atendimento educacional especializado de alunos com Altas Habilidades/Superdotação tem avançado gradativamente nos últimos anos. Apesar dos obstáculos enfrentados para garantir o acesso e sucesso desse processo, políticas educacionais foram implementadas para assegurar o direito ao atendimento adequado aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). O processo de capacitação desses profissionais é importante, pois viabiliza a permanência e potencializa as capacidades desses alunos. De acordo com as autoras Matos e Maciel (2016), a primeira menção à educação para "alunos excepcionais" nas políticas públicas brasileiras ocorreu na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), aprovada em 1961. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva define alunos com Altas Habilidades/Superdotação como aqueles que apresentam elevado potencial intelectual, acadêmico, de liderança, psicomotor e artístico, seja de forma isolada ou combinada (Brasil, 2008). Essas capacidades excepcionais não dispensam a necessidade de um atendimento especializado. Pelo contrário, é importante o atendimento especializado no contraturno, a fim de potencializar as habilidades. Diante disso, a formação de educadores capacitados para trabalhar com esses alunos torna-se crucial para o desenvolvimento social e cognitivo deste estudante. Dessa forma, a pesquisa será conduzida por meio de abordagens qualitativas e quantitativas, incluindo levantamentos bibliográficos e pesquisas de campo. O objetivo é verificar como a formação de professores pode ser desenvolvida e aprimorada para o atendimento especializado a alunos com AH/SD, analisar o processo de ensino-aprendizagem e potencializar a capacitação contínua dos educadores na rede municipal de ensino, a fim de garantir a inclusão efetiva desses alunos no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11401_TB4287_29032025180258.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JHENNYFER MICKELLY MENDONÇA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Jhennyfer" "autor_email" => "jhennymay190@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }