AFROCENTRALIDADE NA ALFABETIZAÇÃO: RESGATANDO IDENTIDADES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132070 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4231 "inscrito_id" => 11259 "titulo" => "AFROCENTRALIDADE NA ALFABETIZAÇÃO: RESGATANDO IDENTIDADES" "resumo" => "A afrocentralidade na alfabetização propõe uma abordagem educacional que valoriza a identidade, a cultura e a história afro-brasileira como eixos centrais do processo de ensino?aprendizagem. Sendo assim, a pesquisa emerge do seguinte questionamento: em que medida a afrocentralidade contribui em uma alfabetização antirracista? De cunho qualitativo, do tipo bibliográfico, a pesquisa é inspirada nas contribuições de Nilma Lino Gomes, essa investigação possui a perspectiva que reconhece a escola como um espaço fundamental para a construção da identidade racial positiva das crianças negras e para o combate ao racismo estrutural. Logo, a educação não pode ser neutra, pois reflete as relações de poder existentes na sociedade. Dessa forma, uma alfabetização afrocentrada deve romper com a invisibilização das culturas africanas e afro-brasileiras nos currículos escolares, promovendo práticas pedagógicas que resgatem a ancestralidade e valorizem o protagonismo negro. Isso significa incorporar literatura afro?brasileira, histórias de resistência e referências visuais e simbólicas que fortaleçam o sentimento de pertencimento dos alunos. Além disso, a afrocentralidade na alfabetização se alinha à Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro?brasileira nas escolas. No entanto, para sua efetivação, é essencial investir na formação docente, garantindo que os professores tenham conhecimento e sensibilidade para trabalhar a diversidade étnico-racial de forma crítica e emancipatória. Essa abordagem não beneficia apenas estudantes negros, mas contribui para a construção de uma sociedade mais igualitária, pois todos os alunos passam a compreender a importância da diversidade cultural e o papel das populações africanas na formação do Brasil. Dessa forma, a alfabetização afrocentrada não apenas ensina a ler e escrever, mas também promove o letramento racial, essencial para a desconstrução do racismo e a valorização da identidade negra." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11259_TB4231_28032025122114.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZABETH DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "ELIZABETH" "autor_email" => "bethecst@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132070 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4231 "inscrito_id" => 11259 "titulo" => "AFROCENTRALIDADE NA ALFABETIZAÇÃO: RESGATANDO IDENTIDADES" "resumo" => "A afrocentralidade na alfabetização propõe uma abordagem educacional que valoriza a identidade, a cultura e a história afro-brasileira como eixos centrais do processo de ensino?aprendizagem. Sendo assim, a pesquisa emerge do seguinte questionamento: em que medida a afrocentralidade contribui em uma alfabetização antirracista? De cunho qualitativo, do tipo bibliográfico, a pesquisa é inspirada nas contribuições de Nilma Lino Gomes, essa investigação possui a perspectiva que reconhece a escola como um espaço fundamental para a construção da identidade racial positiva das crianças negras e para o combate ao racismo estrutural. Logo, a educação não pode ser neutra, pois reflete as relações de poder existentes na sociedade. Dessa forma, uma alfabetização afrocentrada deve romper com a invisibilização das culturas africanas e afro-brasileiras nos currículos escolares, promovendo práticas pedagógicas que resgatem a ancestralidade e valorizem o protagonismo negro. Isso significa incorporar literatura afro?brasileira, histórias de resistência e referências visuais e simbólicas que fortaleçam o sentimento de pertencimento dos alunos. Além disso, a afrocentralidade na alfabetização se alinha à Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro?brasileira nas escolas. No entanto, para sua efetivação, é essencial investir na formação docente, garantindo que os professores tenham conhecimento e sensibilidade para trabalhar a diversidade étnico-racial de forma crítica e emancipatória. Essa abordagem não beneficia apenas estudantes negros, mas contribui para a construção de uma sociedade mais igualitária, pois todos os alunos passam a compreender a importância da diversidade cultural e o papel das populações africanas na formação do Brasil. Dessa forma, a alfabetização afrocentrada não apenas ensina a ler e escrever, mas também promove o letramento racial, essencial para a desconstrução do racismo e a valorização da identidade negra." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11259_TB4231_28032025122114.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZABETH DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "ELIZABETH" "autor_email" => "bethecst@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }