POR QUE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO TÊM MEDO DA REDAÇÃO? CAUSAS, IMPACTOS E ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131850 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3924 "inscrito_id" => 3708 "titulo" => "POR QUE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO TÊM MEDO DA REDAÇÃO? CAUSAS, IMPACTOS E ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO" "resumo" => "A produção textual é uma habilidade essencial no Ensino Médio, mas muitos alunos enfrentam medo e ansiedade ao escrever. Assim, fatores como a falta de repertório sociocultural, dificuldades na organização das ideias, a pressão por bons resultados e a abordagem didática dos professores contribuem para esse receio. Além disso, a distribuição inadequada das aulas de Língua Portuguesa pode sobrecarregar os docentes, comprometendo a qualidade do ensino e dificultando um acompanhamento mais individualizado dos estudantes. Dessa forma, métodos pouco dinâmicos e a ausência de práticas que incentivem a escrita tornam o processo mais desafiador, intensificando o bloqueio criativo. Segundo Luiz Antonio Marcuschi, compreender a textualidade e os gêneros discursivos é fundamental para aprimorar a produção escrita. Já Platão e Fiorin destacam a importância da leitura e da construção de sentido, elementos essenciais para que os alunos desenvolvam autonomia na escrita. Além disso, considerando que o fator psicológico exerce forte influência no desempenho acadêmico, este artigo também aborda a técnica não diretiva, que valoriza a escuta ativa e a autonomia do estudante, pois o aluno precisa internalizar que é capaz de produzir um texto dissertativo e estar aberto ao aprendizado. Assim, propõe estratégias pedagógicas para tornar a escrita mais acessível, estimulando a criatividade e reduzindo a ansiedade, a fim de promover um ensino mais eficaz e significativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID3708_TB3924_07042025145129.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DALIANE DE OLIVEIRA LUCENA" "autor_nome_curto" => "DALIANE LUCENA" "autor_email" => "dalianelucena22@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131850 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3924 "inscrito_id" => 3708 "titulo" => "POR QUE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO TÊM MEDO DA REDAÇÃO? CAUSAS, IMPACTOS E ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO" "resumo" => "A produção textual é uma habilidade essencial no Ensino Médio, mas muitos alunos enfrentam medo e ansiedade ao escrever. Assim, fatores como a falta de repertório sociocultural, dificuldades na organização das ideias, a pressão por bons resultados e a abordagem didática dos professores contribuem para esse receio. Além disso, a distribuição inadequada das aulas de Língua Portuguesa pode sobrecarregar os docentes, comprometendo a qualidade do ensino e dificultando um acompanhamento mais individualizado dos estudantes. Dessa forma, métodos pouco dinâmicos e a ausência de práticas que incentivem a escrita tornam o processo mais desafiador, intensificando o bloqueio criativo. Segundo Luiz Antonio Marcuschi, compreender a textualidade e os gêneros discursivos é fundamental para aprimorar a produção escrita. Já Platão e Fiorin destacam a importância da leitura e da construção de sentido, elementos essenciais para que os alunos desenvolvam autonomia na escrita. Além disso, considerando que o fator psicológico exerce forte influência no desempenho acadêmico, este artigo também aborda a técnica não diretiva, que valoriza a escuta ativa e a autonomia do estudante, pois o aluno precisa internalizar que é capaz de produzir um texto dissertativo e estar aberto ao aprendizado. Assim, propõe estratégias pedagógicas para tornar a escrita mais acessível, estimulando a criatividade e reduzindo a ansiedade, a fim de promover um ensino mais eficaz e significativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID3708_TB3924_07042025145129.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DALIANE DE OLIVEIRA LUCENA" "autor_nome_curto" => "DALIANE LUCENA" "autor_email" => "dalianelucena22@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }