Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POR QUE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO TÊM MEDO DA REDAÇÃO? CAUSAS, IMPACTOS E ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131850
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3924
    "inscrito_id" => 3708
    "titulo" => "POR QUE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO TÊM MEDO DA REDAÇÃO? CAUSAS, IMPACTOS E ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO"
    "resumo" => "A produção textual é uma habilidade essencial no Ensino Médio, mas muitos alunos enfrentam medo e ansiedade ao escrever. Assim, fatores como a falta de repertório sociocultural, dificuldades na organização das ideias, a pressão por bons resultados e a abordagem didática dos professores contribuem para esse receio. Além disso, a distribuição inadequada das aulas de Língua Portuguesa pode sobrecarregar os docentes, comprometendo a qualidade do ensino e dificultando um acompanhamento mais individualizado dos estudantes. Dessa forma, métodos pouco dinâmicos e a ausência de práticas que incentivem a escrita tornam o processo mais desafiador, intensificando o bloqueio criativo. Segundo Luiz Antonio Marcuschi, compreender a textualidade e os gêneros discursivos é fundamental para aprimorar a produção escrita. Já Platão e Fiorin destacam a importância da leitura e da construção de sentido, elementos essenciais para que os alunos desenvolvam autonomia na escrita. Além disso, considerando que o fator psicológico exerce forte influência no desempenho acadêmico, este artigo também aborda a técnica não diretiva, que valoriza a escuta ativa e a autonomia do estudante, pois o aluno precisa internalizar que é capaz de produzir um texto dissertativo e estar aberto ao aprendizado. Assim, propõe estratégias pedagógicas para tornar a escrita mais acessível, estimulando a criatividade e reduzindo a ansiedade, a fim de promover um ensino mais eficaz e significativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID3708_TB3924_07042025145129.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DALIANE DE OLIVEIRA LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "DALIANE LUCENA"
    "autor_email" => "dalianelucena22@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131850
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3924
    "inscrito_id" => 3708
    "titulo" => "POR QUE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO TÊM MEDO DA REDAÇÃO? CAUSAS, IMPACTOS E ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO"
    "resumo" => "A produção textual é uma habilidade essencial no Ensino Médio, mas muitos alunos enfrentam medo e ansiedade ao escrever. Assim, fatores como a falta de repertório sociocultural, dificuldades na organização das ideias, a pressão por bons resultados e a abordagem didática dos professores contribuem para esse receio. Além disso, a distribuição inadequada das aulas de Língua Portuguesa pode sobrecarregar os docentes, comprometendo a qualidade do ensino e dificultando um acompanhamento mais individualizado dos estudantes. Dessa forma, métodos pouco dinâmicos e a ausência de práticas que incentivem a escrita tornam o processo mais desafiador, intensificando o bloqueio criativo. Segundo Luiz Antonio Marcuschi, compreender a textualidade e os gêneros discursivos é fundamental para aprimorar a produção escrita. Já Platão e Fiorin destacam a importância da leitura e da construção de sentido, elementos essenciais para que os alunos desenvolvam autonomia na escrita. Além disso, considerando que o fator psicológico exerce forte influência no desempenho acadêmico, este artigo também aborda a técnica não diretiva, que valoriza a escuta ativa e a autonomia do estudante, pois o aluno precisa internalizar que é capaz de produzir um texto dissertativo e estar aberto ao aprendizado. Assim, propõe estratégias pedagógicas para tornar a escrita mais acessível, estimulando a criatividade e reduzindo a ansiedade, a fim de promover um ensino mais eficaz e significativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID3708_TB3924_07042025145129.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DALIANE DE OLIVEIRA LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "DALIANE LUCENA"
    "autor_email" => "dalianelucena22@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A produção textual é uma habilidade essencial no Ensino Médio, mas muitos alunos enfrentam medo e ansiedade ao escrever. Assim, fatores como a falta de repertório sociocultural, dificuldades na organização das ideias, a pressão por bons resultados e a abordagem didática dos professores contribuem para esse receio. Além disso, a distribuição inadequada das aulas de Língua Portuguesa pode sobrecarregar os docentes, comprometendo a qualidade do ensino e dificultando um acompanhamento mais individualizado dos estudantes. Dessa forma, métodos pouco dinâmicos e a ausência de práticas que incentivem a escrita tornam o processo mais desafiador, intensificando o bloqueio criativo. Segundo Luiz Antonio Marcuschi, compreender a textualidade e os gêneros discursivos é fundamental para aprimorar a produção escrita. Já Platão e Fiorin destacam a importância da leitura e da construção de sentido, elementos essenciais para que os alunos desenvolvam autonomia na escrita. Além disso, considerando que o fator psicológico exerce forte influência no desempenho acadêmico, este artigo também aborda a técnica não diretiva, que valoriza a escuta ativa e a autonomia do estudante, pois o aluno precisa internalizar que é capaz de produzir um texto dissertativo e estar aberto ao aprendizado. Assim, propõe estratégias pedagógicas para tornar a escrita mais acessível, estimulando a criatividade e reduzindo a ansiedade, a fim de promover um ensino mais eficaz e significativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.