MOBILE LEARNING E A GAMIFICAÇÃO: PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE JOGO PARA SMARTPHONE ABORDANDO A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131828 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3885 "inscrito_id" => 10216 "titulo" => "MOBILE LEARNING E A GAMIFICAÇÃO: PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE JOGO PARA SMARTPHONE ABORDANDO A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA" "resumo" => "A Mobile Learning e a gamificação são metodologias ativas que buscam solucionar a ineficiência reconhecida no ensino das Ciências da Natureza. Nesta pesquisa, buscamos mesclar e analisar o potencial dessas metodologias. Para isso, foi desenvolvido e aplicado o jogo "Labirinto da Ciência", que possibilita uma viagem pela história da ciência da natureza a partir da biografia de cientistas importantes para a Química, Física e Biologia. O jogo foi desenvolvido por meio da plataforma Wordwall. Tendo como principal proposta contar a história da Ciência de forma lúdica e interativa, o "Labirinto da Ciência" é uma excelente iniciativa para despertar o interesse dos estudantes pelas Ciências Naturais. Para testar sua aplicabilidade, o jogo foi apresentado a alunos dos cursos de licenciatura em Física, Química e Biologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Após se familiarizarem com o jogo e discutirem em quais contextos o "Labirinto da Ciência" e a plataforma Wordwall podem ser explorados, os licenciandos participaram de uma entrevista de grupo focal, na qual puderam apresentar suas percepções, destacando a possibilidade de uso da Mobile Learning e da gamificação para explorar os dispositivos móveis dos alunos. A partir da percepção dos alunos, notamos entusiasmo não apenas com o "Labirinto da Ciência", mas também com a possibilidade de criação de outros jogos para dispositivos móveis utilizando ferramentas NO-CODE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10216_TB3885_17032025091401.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO BISMAK FREIRE BATISTA" "autor_nome_curto" => "BISMAK" "autor_email" => "f.bismak@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131828 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3885 "inscrito_id" => 10216 "titulo" => "MOBILE LEARNING E A GAMIFICAÇÃO: PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE JOGO PARA SMARTPHONE ABORDANDO A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA" "resumo" => "A Mobile Learning e a gamificação são metodologias ativas que buscam solucionar a ineficiência reconhecida no ensino das Ciências da Natureza. Nesta pesquisa, buscamos mesclar e analisar o potencial dessas metodologias. Para isso, foi desenvolvido e aplicado o jogo "Labirinto da Ciência", que possibilita uma viagem pela história da ciência da natureza a partir da biografia de cientistas importantes para a Química, Física e Biologia. O jogo foi desenvolvido por meio da plataforma Wordwall. Tendo como principal proposta contar a história da Ciência de forma lúdica e interativa, o "Labirinto da Ciência" é uma excelente iniciativa para despertar o interesse dos estudantes pelas Ciências Naturais. Para testar sua aplicabilidade, o jogo foi apresentado a alunos dos cursos de licenciatura em Física, Química e Biologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Após se familiarizarem com o jogo e discutirem em quais contextos o "Labirinto da Ciência" e a plataforma Wordwall podem ser explorados, os licenciandos participaram de uma entrevista de grupo focal, na qual puderam apresentar suas percepções, destacando a possibilidade de uso da Mobile Learning e da gamificação para explorar os dispositivos móveis dos alunos. A partir da percepção dos alunos, notamos entusiasmo não apenas com o "Labirinto da Ciência", mas também com a possibilidade de criação de outros jogos para dispositivos móveis utilizando ferramentas NO-CODE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10216_TB3885_17032025091401.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO BISMAK FREIRE BATISTA" "autor_nome_curto" => "BISMAK" "autor_email" => "f.bismak@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }