Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS DA EPJAI DO CAMPO: O QUE DIZEM AS EDUCADORAS E EDUCANDAS?

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

OS DESAFIOS DA EPJAI DO CAMPO: O QUE DIZEM AS EDUCADORAS E EDUCANDAS? Janine Oliveira Monteiro Gerson dos Santos Farias RESUMO Este estudo evidencia os principais desafios enfrentados na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI) no contexto da Educação do Campo, a partir de suas especificidades e subjetividades, visto que essa intersecção de modalidades de ensino contrói a identidade dos sujeitos há habitam. Frente a isso, temos como objetivo analisar os desafios enfrentados por duas educandas e duas educadoras da EPJAI do campo de uma escola de Aracatu, interior da Bahia. Como aparte teóricos norteadores, dialogamos, principalmente, com os estudos que tematizam a EPJAI no contexto da Educação do Campo, especialmente com os estudos que tematizam o processo de subjetivação dos sujeitos da modalidade, com vistas para suas trajetórias pessoas e profissionais, seus desafios e suas conquistas. Como procedimentos metodológicos, a nossa pesquisa adota uma abordagem qualitativa, ultilizando a técnica das entrevistas semiestruturadas, que foram desenvolvidas com duas educadoras que atuam na EPJAI, em uma escola do campo no munício de Aracatu, no interior da Bahia e por duas educandas, onde realizamos uma análise das entrevistas. Vale salientar, que, aqui, apresentamos um recorte dos nossos movimentos de análise com foco nos desafios enfrentados por elas. Os resultados preliminares apontam a luta das entrevistadas, que buscam conhecimentos e anseiam pela melhoria na qualidade de vida, apesar dos desafios enfrentados por elas, como exemplos as dificuldades de acesso e o cansaço recorrente do trabalho na roça, o compromisso com os estudos continua forte em sua comunidade. Dessa forma, de maneira mais específica, percebemos que as educadoras da EPJAI do campo narram sobre os desafios da formação de professores, das políticas e da estrutura do espaço escolar, já as educandas denotam a possibilidade de emancipação por meio da educação, mesmo em meio a uma série de dificuldades estruturais.

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