Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A VISÃO DA DUPLA EXCEPCIONALIDADE (AHSD E TEA) PELOS RESPONSÁVEIS PARTICIPANTES DO XIII CURSO DE VERÃO PARA ALUNOS SUPERDOTADOS DA UFF.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo exploratório buscou compreender a visão de responsáveis sobre a Dupla Excepcionalidade (AHSD e Autismo), explorando suas percepções e experiências durante o XIII Curso de Verão para Alunos Superdotados da UFF. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou questionários semiestruturados para coletar dados, permitindo a análise das narrativas dos participantes. O referencial teórico-metodológico baseou-se em autores como Alencar (2007), Nakano (2021) e Virgolim (2014), que abordam a complexidade da Dupla Excepcionalidade (DE) e a importância de um diagnóstico e atendimento educacional adequados. No entanto, o curso proporcionou um espaço de troca de experiências e informações, contribuindo para a compreensão da dupla excepcionalidade (AHSD e TEA) e o desenvolvimento de estratégias para lidar com os desafios. Os resultados revelaram que os responsáveis reconhecem a DE e os desafios enfrentados por seus filhos, como a dificuldade de identificação e o atendimento educacional inadequado. mas há variações na compreensão, a maioria associa a DE a Altas Habilidades ou Superdotação e Transtornos do Neurodesenvolvimento, como TEA e TDAH. Alguns entendem como qualquer combinação de condições neurodivergentes, enquanto outros mostram incerteza ou fornecem respostas vagas.embora haja um nível expressivo de conhecimento sobre a DE, ainda existem lacunas conceituais e generalizações que podem impactar o acesso dessas crianças a políticas educacionais mais inclusivas e eficientes. Dessa forma, reforça-se a necessidade de maior disseminação de informações e capacitação de educadores e profissionais da saúde, garantindo uma abordagem mais precisa e eficaz para a identificação e atendimento da DE.a importância de oferecer suporte aos responsáveis, promovendo a conscientização e a busca por um atendimento educacional que contemple as necessidades específicas dos alunos com dupla excepcionalidade.

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