Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSTA DE JOGO DE CARTAS TRIGONOMÉTRICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131802
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3850
    "inscrito_id" => 10927
    "titulo" => "PROPOSTA DE JOGO DE CARTAS TRIGONOMÉTRICO"
    "resumo" => "Os jogos educativos como instrumento de aprendizagem são amplamente valorizados por educadores, pois auxilia no desenvolvimento do conhecimento e habilidades que contribui para a forma social e criativa. O objetivo visa proporcionar aos licenciandos uma vivência prática de estratégias pedagógicas, por meio da produção de material didático aplicável em salas de aula, com a finalidade de direcionar o conteúdo de forma lúdica e significativa. A metodologia utilizada foi dividida em duas etapas: produção de um guia direcionado ao professor e uma descrição detalhada do jogo educativo. A proposta foi produzir um jogo de cartas trigonométrico de forma aplicada com materiais básicos e concretos como papel, tesoura, tinta de cor, objetos e recurso digital. Tendo o uso de jogos como metodologias ativas no ensino da Trigonometria, o foco se dirige no estudo das relações métricas do triângulo retângulo, voltado para alunos do 9º ano do ensino fundamental com propósito de integrar teoria e prática. Ao adotar essa abordagem, busca-se promover uma aprendizagem mais dinâmica e participativa, estimulando o engajamento dos alunos a desenvolver suas habilidades em resolução de problemas e raciocínio lógico e a fixação do conteúdo de forma mais envolvente. O uso de jogos e atividades práticas visa transformar a matemática em uma experiência mais motivadora. Dessa forma, busca-se torná-la mais compreensível e significativa para os alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10927_TB3850_14032025195118.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE DO SANTO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "alinedosantooliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131802
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3850
    "inscrito_id" => 10927
    "titulo" => "PROPOSTA DE JOGO DE CARTAS TRIGONOMÉTRICO"
    "resumo" => "Os jogos educativos como instrumento de aprendizagem são amplamente valorizados por educadores, pois auxilia no desenvolvimento do conhecimento e habilidades que contribui para a forma social e criativa. O objetivo visa proporcionar aos licenciandos uma vivência prática de estratégias pedagógicas, por meio da produção de material didático aplicável em salas de aula, com a finalidade de direcionar o conteúdo de forma lúdica e significativa. A metodologia utilizada foi dividida em duas etapas: produção de um guia direcionado ao professor e uma descrição detalhada do jogo educativo. A proposta foi produzir um jogo de cartas trigonométrico de forma aplicada com materiais básicos e concretos como papel, tesoura, tinta de cor, objetos e recurso digital. Tendo o uso de jogos como metodologias ativas no ensino da Trigonometria, o foco se dirige no estudo das relações métricas do triângulo retângulo, voltado para alunos do 9º ano do ensino fundamental com propósito de integrar teoria e prática. Ao adotar essa abordagem, busca-se promover uma aprendizagem mais dinâmica e participativa, estimulando o engajamento dos alunos a desenvolver suas habilidades em resolução de problemas e raciocínio lógico e a fixação do conteúdo de forma mais envolvente. O uso de jogos e atividades práticas visa transformar a matemática em uma experiência mais motivadora. Dessa forma, busca-se torná-la mais compreensível e significativa para os alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10927_TB3850_14032025195118.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE DO SANTO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "alinedosantooliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os jogos educativos como instrumento de aprendizagem são amplamente valorizados por educadores, pois auxilia no desenvolvimento do conhecimento e habilidades que contribui para a forma social e criativa. O objetivo visa proporcionar aos licenciandos uma vivência prática de estratégias pedagógicas, por meio da produção de material didático aplicável em salas de aula, com a finalidade de direcionar o conteúdo de forma lúdica e significativa. A metodologia utilizada foi dividida em duas etapas: produção de um guia direcionado ao professor e uma descrição detalhada do jogo educativo. A proposta foi produzir um jogo de cartas trigonométrico de forma aplicada com materiais básicos e concretos como papel, tesoura, tinta de cor, objetos e recurso digital. Tendo o uso de jogos como metodologias ativas no ensino da Trigonometria, o foco se dirige no estudo das relações métricas do triângulo retângulo, voltado para alunos do 9º ano do ensino fundamental com propósito de integrar teoria e prática. Ao adotar essa abordagem, busca-se promover uma aprendizagem mais dinâmica e participativa, estimulando o engajamento dos alunos a desenvolver suas habilidades em resolução de problemas e raciocínio lógico e a fixação do conteúdo de forma mais envolvente. O uso de jogos e atividades práticas visa transformar a matemática em uma experiência mais motivadora. Dessa forma, busca-se torná-la mais compreensível e significativa para os alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.