Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE TORNAR-SE PROFESSORAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131765
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3788
    "inscrito_id" => 2382
    "titulo" => "NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE TORNAR-SE PROFESSORAS"
    "resumo" => "O presente texto apresenta o recorte de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de uma estudante do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FFP/UERJ. A temática do estudo aborda a Formação de Professores, as experiências e as práticas pedagógicas de três professoras do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra, em Maricá/RJ. Esta monografia tem o objetivo de investigar os processos formativos das docentes, buscando compreender como se tornaram professoras, identificando os recursos que utilizam para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem e quais aspectos consideram essenciais para a prática pedagógica e para o processo de tornar-se professoras. A pesquisa encontra fundamento em estudos de autores como Nóvoa, Souza, Pierro, Freire, Passeggi e Fontoura. Por isso, esse TCC é construído a partir das histórias e conhecimentos de três professoras, registrados nos encontros e diálogos em que compartilharam as marcas dos seus trajetos formativos. Nesse contexto, dedicamo-nos à metodologia da entrevista narrativa, conduzida por uma entrevista semiestruturada como apoio para as narrativas. Como proposta de co-interpretação das narrativas, desenvolvemos a Tematização para o diálogo entre os resultados do estudo e os referenciais teóricos. Como resultados da pesquisa destacamos a memória formativa enquanto discente, a relação professor-aluno e o ambiente escolar como dimensões significativas para a prática pedagógica. Ressaltamos que existe uma relação importante entre as narrativas e a formação docente, à medida que as histórias de vida e formação refletem na atuação pedagógica e como essa atuação repercute no ambiente escolar, impactando os sujeitos envolvidos no processo, alunos, colegas, equipe pedagógica e funcionários da instituição."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9946_TB3788_19032025093529.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIANE COUTINHO NEVES AMERICANO REGO"
    "autor_nome_curto" => "Flaviane Rego"
    "autor_email" => "ex17525@alunos.uevora.pt"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131765
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3788
    "inscrito_id" => 2382
    "titulo" => "NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE TORNAR-SE PROFESSORAS"
    "resumo" => "O presente texto apresenta o recorte de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de uma estudante do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FFP/UERJ. A temática do estudo aborda a Formação de Professores, as experiências e as práticas pedagógicas de três professoras do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra, em Maricá/RJ. Esta monografia tem o objetivo de investigar os processos formativos das docentes, buscando compreender como se tornaram professoras, identificando os recursos que utilizam para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem e quais aspectos consideram essenciais para a prática pedagógica e para o processo de tornar-se professoras. A pesquisa encontra fundamento em estudos de autores como Nóvoa, Souza, Pierro, Freire, Passeggi e Fontoura. Por isso, esse TCC é construído a partir das histórias e conhecimentos de três professoras, registrados nos encontros e diálogos em que compartilharam as marcas dos seus trajetos formativos. Nesse contexto, dedicamo-nos à metodologia da entrevista narrativa, conduzida por uma entrevista semiestruturada como apoio para as narrativas. Como proposta de co-interpretação das narrativas, desenvolvemos a Tematização para o diálogo entre os resultados do estudo e os referenciais teóricos. Como resultados da pesquisa destacamos a memória formativa enquanto discente, a relação professor-aluno e o ambiente escolar como dimensões significativas para a prática pedagógica. Ressaltamos que existe uma relação importante entre as narrativas e a formação docente, à medida que as histórias de vida e formação refletem na atuação pedagógica e como essa atuação repercute no ambiente escolar, impactando os sujeitos envolvidos no processo, alunos, colegas, equipe pedagógica e funcionários da instituição."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9946_TB3788_19032025093529.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIANE COUTINHO NEVES AMERICANO REGO"
    "autor_nome_curto" => "Flaviane Rego"
    "autor_email" => "ex17525@alunos.uevora.pt"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente texto apresenta o recorte de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de uma estudante do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FFP/UERJ. A temática do estudo aborda a Formação de Professores, as experiências e as práticas pedagógicas de três professoras do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra, em Maricá/RJ. Esta monografia tem o objetivo de investigar os processos formativos das docentes, buscando compreender como se tornaram professoras, identificando os recursos que utilizam para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem e quais aspectos consideram essenciais para a prática pedagógica e para o processo de tornar-se professoras. A pesquisa encontra fundamento em estudos de autores como Nóvoa, Souza, Pierro, Freire, Passeggi e Fontoura. Por isso, esse TCC é construído a partir das histórias e conhecimentos de três professoras, registrados nos encontros e diálogos em que compartilharam as marcas dos seus trajetos formativos. Nesse contexto, dedicamo-nos à metodologia da entrevista narrativa, conduzida por uma entrevista semiestruturada como apoio para as narrativas. Como proposta de co-interpretação das narrativas, desenvolvemos a Tematização para o diálogo entre os resultados do estudo e os referenciais teóricos. Como resultados da pesquisa destacamos a memória formativa enquanto discente, a relação professor-aluno e o ambiente escolar como dimensões significativas para a prática pedagógica. Ressaltamos que existe uma relação importante entre as narrativas e a formação docente, à medida que as histórias de vida e formação refletem na atuação pedagógica e como essa atuação repercute no ambiente escolar, impactando os sujeitos envolvidos no processo, alunos, colegas, equipe pedagógica e funcionários da instituição.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.