INTERAÇÃO DAS SEQUÊNCIAS TEXTUAIS: UMA ANÁLISE DO ROMANCE DE FANTASIAS DE HARRY POTTER
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131752 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3764 "inscrito_id" => 7314 "titulo" => "INTERAÇÃO DAS SEQUÊNCIAS TEXTUAIS: UMA ANÁLISE DO ROMANCE DE FANTASIAS DE HARRY POTTER" "resumo" => "Este artigo analisa como as sequências textuais se manifestam em textos narrativos voltados ao público jovem, com foco na coletânea de livros da saga Harry Potter, especificamente: Harry Potter e as relíquias da morte, da autora J. K. Rowling. Trata-se de um romance de fantasia bastante lido por adolescentes e jovens do ensino básico, a obra se apresenta como um objeto de estudo relevante para a análise da interação entre diferentes sequências textuais. Fundamentamos nossa pesquisa nas teorias da Linguística Textual, com base em autores como Rojo e Barbosa (2012), Cabral (2024), Koch e Elias (2006) e Adam (2017), entre outros. A análise de trechos selecionados evidencia como as sequências textuais – narrativas, descritivas, argumentativas, explicativas e dialogais – interagem de forma eficaz no romance, enriquecendo a construção do enredo e a experiência do leitor. Além disso, o estudo ressalta a importância da leitura crítica de textos literários no ensino de Língua Portuguesa, demonstrando como a compreensão das estruturas textuais pode aprimorar a interpretação, a escrita e a análise discursiva dos alunos. Ao explorar a configuração textual da saga Harry Potter, esta pesquisa contribui para práticas pedagógicas que valorizam a diversidade de gêneros e promovem uma abordagem reflexiva do texto literário em sala de aula. Dessa forma, reforça-se a importância da literatura juvenil como um recurso didático no desenvolvimento das habilidades de leitura e produção textual no ensino básico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID7314_TB3764_12032025125059.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANDILSON DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "JANDILSON SILVA" "autor_email" => "jandilsonsilva@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131752 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3764 "inscrito_id" => 7314 "titulo" => "INTERAÇÃO DAS SEQUÊNCIAS TEXTUAIS: UMA ANÁLISE DO ROMANCE DE FANTASIAS DE HARRY POTTER" "resumo" => "Este artigo analisa como as sequências textuais se manifestam em textos narrativos voltados ao público jovem, com foco na coletânea de livros da saga Harry Potter, especificamente: Harry Potter e as relíquias da morte, da autora J. K. Rowling. Trata-se de um romance de fantasia bastante lido por adolescentes e jovens do ensino básico, a obra se apresenta como um objeto de estudo relevante para a análise da interação entre diferentes sequências textuais. Fundamentamos nossa pesquisa nas teorias da Linguística Textual, com base em autores como Rojo e Barbosa (2012), Cabral (2024), Koch e Elias (2006) e Adam (2017), entre outros. A análise de trechos selecionados evidencia como as sequências textuais – narrativas, descritivas, argumentativas, explicativas e dialogais – interagem de forma eficaz no romance, enriquecendo a construção do enredo e a experiência do leitor. Além disso, o estudo ressalta a importância da leitura crítica de textos literários no ensino de Língua Portuguesa, demonstrando como a compreensão das estruturas textuais pode aprimorar a interpretação, a escrita e a análise discursiva dos alunos. Ao explorar a configuração textual da saga Harry Potter, esta pesquisa contribui para práticas pedagógicas que valorizam a diversidade de gêneros e promovem uma abordagem reflexiva do texto literário em sala de aula. Dessa forma, reforça-se a importância da literatura juvenil como um recurso didático no desenvolvimento das habilidades de leitura e produção textual no ensino básico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID7314_TB3764_12032025125059.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANDILSON DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "JANDILSON SILVA" "autor_email" => "jandilsonsilva@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }