TEATRO DE MAMULENGOS: ABORDAGEM TRIANGULAR EM SALA DE AULA .
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131724 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3719 "inscrito_id" => 10681 "titulo" => "TEATRO DE MAMULENGOS: ABORDAGEM TRIANGULAR EM SALA DE AULA ." "resumo" => "A humanidade cria bonecos como forma inventiva para representação de cenas, episódios do seu cotidiano, além de construir e reafirmar valores sociais comuns. O Teatro de Mamulengos, forma popular de teatralidade de bonecos, é um modelo inanimado de construir narrativas populares, que faz uso de uma linguagem simples, textos curtos com temas de rápida assimilação pelo público. Esta brincadeira encontra brechas nos ambientes escolares para pedagogicamente difundir uma manifestação tradicional nordestina, estimulando nos educandos uma identidade de pertencimento, a imaginação, participação coletiva e a imersão no universo popular das formas de contar histórias. O presente trabalho é fruto dessa investigação teórica-prática realizada na disciplina eletiva, Teatro de Mamulengos, ofertada em 2024, para o segundo ciclo do ensino fundamental da Escola Municipal de Tempo Integral Professor Prisco Bezerra, localizada na cidade de Fortaleza, Ceará. Com o objetivo de conhecer, apreciar, contextualizar e praticar a manifestação popular citada, usamos como referencial teórico a Abordagem Triangular, proposta por Ana Mae Barbosa, que sugere “três ações mental e sensorialmente básicas, quais sejam: Criação (fazer artístico), leitura da obra de arte e contextualização”. (BARBOSA, 1998, p.34). Pretendeu-se, na primeira ação, uma apresentação dos mestres mamulengueiros (bem como a definição deste termo) do nordeste brasileiro e sua importância como detentor de um saber (criação - manipulação) dos bonecos e sua fruição. Na segunda, contextualizar a elaboração dos mestres no espaço e tempo do nordeste brasileiro, considerando os aspectos ambientais e sua influência na concepção estética deste fazer popular. Na terceira, e final, a criação própria de seus bonecos, investigando as características físicas, modelagem de roupa, traços de sua personalidade e manipulação para dar vida ao brinquedo. Assim, aspirou-se uma proposta baseada na coletividade e imersão na tradição popular para a construção de trabalho inclusivo, diverso e, acima de tudo, significativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID10681_TB3719_11032025235829.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO ALVES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "thiago.alves@educacao.fortaleza.ce.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131724 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3719 "inscrito_id" => 10681 "titulo" => "TEATRO DE MAMULENGOS: ABORDAGEM TRIANGULAR EM SALA DE AULA ." "resumo" => "A humanidade cria bonecos como forma inventiva para representação de cenas, episódios do seu cotidiano, além de construir e reafirmar valores sociais comuns. O Teatro de Mamulengos, forma popular de teatralidade de bonecos, é um modelo inanimado de construir narrativas populares, que faz uso de uma linguagem simples, textos curtos com temas de rápida assimilação pelo público. Esta brincadeira encontra brechas nos ambientes escolares para pedagogicamente difundir uma manifestação tradicional nordestina, estimulando nos educandos uma identidade de pertencimento, a imaginação, participação coletiva e a imersão no universo popular das formas de contar histórias. O presente trabalho é fruto dessa investigação teórica-prática realizada na disciplina eletiva, Teatro de Mamulengos, ofertada em 2024, para o segundo ciclo do ensino fundamental da Escola Municipal de Tempo Integral Professor Prisco Bezerra, localizada na cidade de Fortaleza, Ceará. Com o objetivo de conhecer, apreciar, contextualizar e praticar a manifestação popular citada, usamos como referencial teórico a Abordagem Triangular, proposta por Ana Mae Barbosa, que sugere “três ações mental e sensorialmente básicas, quais sejam: Criação (fazer artístico), leitura da obra de arte e contextualização”. (BARBOSA, 1998, p.34). Pretendeu-se, na primeira ação, uma apresentação dos mestres mamulengueiros (bem como a definição deste termo) do nordeste brasileiro e sua importância como detentor de um saber (criação - manipulação) dos bonecos e sua fruição. Na segunda, contextualizar a elaboração dos mestres no espaço e tempo do nordeste brasileiro, considerando os aspectos ambientais e sua influência na concepção estética deste fazer popular. Na terceira, e final, a criação própria de seus bonecos, investigando as características físicas, modelagem de roupa, traços de sua personalidade e manipulação para dar vida ao brinquedo. Assim, aspirou-se uma proposta baseada na coletividade e imersão na tradição popular para a construção de trabalho inclusivo, diverso e, acima de tudo, significativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID10681_TB3719_11032025235829.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO ALVES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "thiago.alves@educacao.fortaleza.ce.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }