A FOTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A SENSIBILIZAÇÃO SOBRE OS PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131702 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3688 "inscrito_id" => 3986 "titulo" => "A FOTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A SENSIBILIZAÇÃO SOBRE OS PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS" "resumo" => "Grandes cidades, que cresceram de forma desordenada, concentram diversos problemas ambientais urbanos, afetando a qualidade de vida da população e o meio ambiente. Faz parte do processo educativo o conhecimento do ambiente que nos cerca, a fim de que esse possa ser modificado. Assim, objetivou-se utilizar a fotografia como ferramenta didática para a sensibilização quanto aos problemas ambientais urbanos que ocorrem na região metropolitana do Recife/PE. O trabalho foi desenvolvido com alunos do Ensino Médio, na disciplina de Ecologia (Trilha Formativa em Ciências da Natureza), ofertada numa escola federal. A proposta foi observar o entorno, fotografar algum problema ambiental decorrente da urbanização, refletir sobre o mesmo, propor possíveis soluções e compartilhar com a turma na forma de slides. Os alunos puderam observar problemas ambientais diversos presentes em sua vizinhança, no seu bairro, durante o seu deslocamento e na própria escola. Descarte de resíduos em ruas, terrenos, praças, rios e canais, poluição do ar, esgoto a céu aberto, habitações construídas em barreiras, grande quantidade de veículos e superlotação dos grandes centros foram alguns dos problemas retratados nas fotografias. Após a apresentação, seguiu-se a discussão acerca do tema, sendo possível perceber o envolvimento dos estudantes. A reflexão e o conhecimento sobre os problemas presentes no seu entorno, promove a sensibilização do aluno/cidadão acerca dos temas ambientais e das possíveis formas de tentar minimizar tais problemas e de transformar as suas próprias realidades socioambientais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3986_TB3688_01042025161615.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINA MEDEIROS DE ARAUJO SILVA" "autor_nome_curto" => "MARINA" "autor_email" => "marina.medeiros@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131702 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3688 "inscrito_id" => 3986 "titulo" => "A FOTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A SENSIBILIZAÇÃO SOBRE OS PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS" "resumo" => "Grandes cidades, que cresceram de forma desordenada, concentram diversos problemas ambientais urbanos, afetando a qualidade de vida da população e o meio ambiente. Faz parte do processo educativo o conhecimento do ambiente que nos cerca, a fim de que esse possa ser modificado. Assim, objetivou-se utilizar a fotografia como ferramenta didática para a sensibilização quanto aos problemas ambientais urbanos que ocorrem na região metropolitana do Recife/PE. O trabalho foi desenvolvido com alunos do Ensino Médio, na disciplina de Ecologia (Trilha Formativa em Ciências da Natureza), ofertada numa escola federal. A proposta foi observar o entorno, fotografar algum problema ambiental decorrente da urbanização, refletir sobre o mesmo, propor possíveis soluções e compartilhar com a turma na forma de slides. Os alunos puderam observar problemas ambientais diversos presentes em sua vizinhança, no seu bairro, durante o seu deslocamento e na própria escola. Descarte de resíduos em ruas, terrenos, praças, rios e canais, poluição do ar, esgoto a céu aberto, habitações construídas em barreiras, grande quantidade de veículos e superlotação dos grandes centros foram alguns dos problemas retratados nas fotografias. Após a apresentação, seguiu-se a discussão acerca do tema, sendo possível perceber o envolvimento dos estudantes. A reflexão e o conhecimento sobre os problemas presentes no seu entorno, promove a sensibilização do aluno/cidadão acerca dos temas ambientais e das possíveis formas de tentar minimizar tais problemas e de transformar as suas próprias realidades socioambientais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3986_TB3688_01042025161615.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINA MEDEIROS DE ARAUJO SILVA" "autor_nome_curto" => "MARINA" "autor_email" => "marina.medeiros@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }