Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FOTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A SENSIBILIZAÇÃO SOBRE OS PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131702
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3688
    "inscrito_id" => 3986
    "titulo" => "A FOTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A SENSIBILIZAÇÃO SOBRE OS PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS"
    "resumo" => "Grandes cidades, que cresceram de forma desordenada, concentram diversos problemas ambientais urbanos, afetando a qualidade de vida da população e o meio ambiente. Faz parte do processo educativo o conhecimento do ambiente que nos cerca, a fim de que esse possa ser modificado. Assim, objetivou-se utilizar a fotografia como ferramenta didática para a sensibilização quanto aos problemas ambientais urbanos que ocorrem na região metropolitana do Recife/PE. O trabalho foi desenvolvido com alunos do Ensino Médio, na disciplina de Ecologia (Trilha Formativa em Ciências da Natureza), ofertada numa escola federal. A proposta foi observar o entorno, fotografar algum problema ambiental decorrente da urbanização, refletir sobre o mesmo, propor possíveis soluções e compartilhar com a turma na forma de slides. Os alunos puderam observar problemas ambientais diversos presentes em sua vizinhança, no seu bairro, durante o seu deslocamento e na própria escola. Descarte de resíduos em ruas, terrenos, praças, rios e canais, poluição do ar, esgoto a céu aberto, habitações construídas em barreiras, grande quantidade de veículos e superlotação dos grandes centros foram alguns dos problemas retratados nas fotografias. Após a apresentação, seguiu-se a discussão acerca do tema, sendo possível perceber o envolvimento dos estudantes. A reflexão e o conhecimento sobre os problemas presentes no seu entorno, promove a sensibilização do aluno/cidadão acerca dos temas ambientais e das possíveis formas de tentar minimizar tais problemas e de transformar as suas próprias realidades socioambientais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3986_TB3688_01042025161615.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINA MEDEIROS DE ARAUJO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARINA"
    "autor_email" => "marina.medeiros@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131702
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3688
    "inscrito_id" => 3986
    "titulo" => "A FOTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A SENSIBILIZAÇÃO SOBRE OS PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS"
    "resumo" => "Grandes cidades, que cresceram de forma desordenada, concentram diversos problemas ambientais urbanos, afetando a qualidade de vida da população e o meio ambiente. Faz parte do processo educativo o conhecimento do ambiente que nos cerca, a fim de que esse possa ser modificado. Assim, objetivou-se utilizar a fotografia como ferramenta didática para a sensibilização quanto aos problemas ambientais urbanos que ocorrem na região metropolitana do Recife/PE. O trabalho foi desenvolvido com alunos do Ensino Médio, na disciplina de Ecologia (Trilha Formativa em Ciências da Natureza), ofertada numa escola federal. A proposta foi observar o entorno, fotografar algum problema ambiental decorrente da urbanização, refletir sobre o mesmo, propor possíveis soluções e compartilhar com a turma na forma de slides. Os alunos puderam observar problemas ambientais diversos presentes em sua vizinhança, no seu bairro, durante o seu deslocamento e na própria escola. Descarte de resíduos em ruas, terrenos, praças, rios e canais, poluição do ar, esgoto a céu aberto, habitações construídas em barreiras, grande quantidade de veículos e superlotação dos grandes centros foram alguns dos problemas retratados nas fotografias. Após a apresentação, seguiu-se a discussão acerca do tema, sendo possível perceber o envolvimento dos estudantes. A reflexão e o conhecimento sobre os problemas presentes no seu entorno, promove a sensibilização do aluno/cidadão acerca dos temas ambientais e das possíveis formas de tentar minimizar tais problemas e de transformar as suas próprias realidades socioambientais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3986_TB3688_01042025161615.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINA MEDEIROS DE ARAUJO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARINA"
    "autor_email" => "marina.medeiros@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Grandes cidades, que cresceram de forma desordenada, concentram diversos problemas ambientais urbanos, afetando a qualidade de vida da população e o meio ambiente. Faz parte do processo educativo o conhecimento do ambiente que nos cerca, a fim de que esse possa ser modificado. Assim, objetivou-se utilizar a fotografia como ferramenta didática para a sensibilização quanto aos problemas ambientais urbanos que ocorrem na região metropolitana do Recife/PE. O trabalho foi desenvolvido com alunos do Ensino Médio, na disciplina de Ecologia (Trilha Formativa em Ciências da Natureza), ofertada numa escola federal. A proposta foi observar o entorno, fotografar algum problema ambiental decorrente da urbanização, refletir sobre o mesmo, propor possíveis soluções e compartilhar com a turma na forma de slides. Os alunos puderam observar problemas ambientais diversos presentes em sua vizinhança, no seu bairro, durante o seu deslocamento e na própria escola. Descarte de resíduos em ruas, terrenos, praças, rios e canais, poluição do ar, esgoto a céu aberto, habitações construídas em barreiras, grande quantidade de veículos e superlotação dos grandes centros foram alguns dos problemas retratados nas fotografias. Após a apresentação, seguiu-se a discussão acerca do tema, sendo possível perceber o envolvimento dos estudantes. A reflexão e o conhecimento sobre os problemas presentes no seu entorno, promove a sensibilização do aluno/cidadão acerca dos temas ambientais e das possíveis formas de tentar minimizar tais problemas e de transformar as suas próprias realidades socioambientais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.