Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE RADIOATIVIDADE NAS AULAS DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131664
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3619
    "inscrito_id" => 7033
    "titulo" => "O ENSINO DE RADIOATIVIDADE NAS AULAS DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O ensino de Química vem mudando ao longo dos anos, contudo associar teoria e pratica nem sempre é possível, logo cabe ao professor o papel de desenvolver estratégias que ultrapasse a transmissão de conhecimento, aproxime o ensino da Química a vida do aluno, para que o mesmo possa assimilá-lo com mais facilidade, porém, considerando o processo ensino- aprendizagem (Veiga, Quenenhenn e Cargnin, 2012). O ensino do conteúdo de radioatividade é de grande relevância, por estar associado a questões de qualidade de vida, sendo muito utilizada nas áreas da medicina no tratamento e prevenção de doenças, como também em outras áreas. Contudo, seu ensino, em sua maioria, é associado apenas a seus efeitos deletérios. Diante de tal problemática, buscamos apresentar um relato de experiência de um trabalho desenvolvido no ano de 2024, com alunos do 3ºano do Ensino Médio da Escola Estadual Poetisa Vicentina Vital do Rêgo, localizada na Cidade de Campina Grande-PB. As ações estiveram pautadas em cinco ações, todas estruturadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), levando em conta a realidade social, cultural e econômico dos alunos e nas habilidades da BNCC. Durante e após as ações consideramos que ao integrar a radioatividade e suas aplicações na saúde, proporcionamos aos alunos não apenas conhecimento técnico e científico, mas também a promoção para a saúde e bem-estar, como propõe a (ODS 3) e a BNCC. Logo, consideramos as atividades desenvolvidas como sendo satisfatória e exitosa, podendo e merecendo ser reproduzida em anos vindouros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID7033_TB3619_11032025233311.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DHIEGO SOUTO VIEIRA MONTENEGRO"
    "autor_nome_curto" => "Dhiego Shicanai"
    "autor_email" => "dhiegoshicanai@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131664
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3619
    "inscrito_id" => 7033
    "titulo" => "O ENSINO DE RADIOATIVIDADE NAS AULAS DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O ensino de Química vem mudando ao longo dos anos, contudo associar teoria e pratica nem sempre é possível, logo cabe ao professor o papel de desenvolver estratégias que ultrapasse a transmissão de conhecimento, aproxime o ensino da Química a vida do aluno, para que o mesmo possa assimilá-lo com mais facilidade, porém, considerando o processo ensino- aprendizagem (Veiga, Quenenhenn e Cargnin, 2012). O ensino do conteúdo de radioatividade é de grande relevância, por estar associado a questões de qualidade de vida, sendo muito utilizada nas áreas da medicina no tratamento e prevenção de doenças, como também em outras áreas. Contudo, seu ensino, em sua maioria, é associado apenas a seus efeitos deletérios. Diante de tal problemática, buscamos apresentar um relato de experiência de um trabalho desenvolvido no ano de 2024, com alunos do 3ºano do Ensino Médio da Escola Estadual Poetisa Vicentina Vital do Rêgo, localizada na Cidade de Campina Grande-PB. As ações estiveram pautadas em cinco ações, todas estruturadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), levando em conta a realidade social, cultural e econômico dos alunos e nas habilidades da BNCC. Durante e após as ações consideramos que ao integrar a radioatividade e suas aplicações na saúde, proporcionamos aos alunos não apenas conhecimento técnico e científico, mas também a promoção para a saúde e bem-estar, como propõe a (ODS 3) e a BNCC. Logo, consideramos as atividades desenvolvidas como sendo satisfatória e exitosa, podendo e merecendo ser reproduzida em anos vindouros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID7033_TB3619_11032025233311.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DHIEGO SOUTO VIEIRA MONTENEGRO"
    "autor_nome_curto" => "Dhiego Shicanai"
    "autor_email" => "dhiegoshicanai@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de Química vem mudando ao longo dos anos, contudo associar teoria e pratica nem sempre é possível, logo cabe ao professor o papel de desenvolver estratégias que ultrapasse a transmissão de conhecimento, aproxime o ensino da Química a vida do aluno, para que o mesmo possa assimilá-lo com mais facilidade, porém, considerando o processo ensino- aprendizagem (Veiga, Quenenhenn e Cargnin, 2012). O ensino do conteúdo de radioatividade é de grande relevância, por estar associado a questões de qualidade de vida, sendo muito utilizada nas áreas da medicina no tratamento e prevenção de doenças, como também em outras áreas. Contudo, seu ensino, em sua maioria, é associado apenas a seus efeitos deletérios. Diante de tal problemática, buscamos apresentar um relato de experiência de um trabalho desenvolvido no ano de 2024, com alunos do 3ºano do Ensino Médio da Escola Estadual Poetisa Vicentina Vital do Rêgo, localizada na Cidade de Campina Grande-PB. As ações estiveram pautadas em cinco ações, todas estruturadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), levando em conta a realidade social, cultural e econômico dos alunos e nas habilidades da BNCC. Durante e após as ações consideramos que ao integrar a radioatividade e suas aplicações na saúde, proporcionamos aos alunos não apenas conhecimento técnico e científico, mas também a promoção para a saúde e bem-estar, como propõe a (ODS 3) e a BNCC. Logo, consideramos as atividades desenvolvidas como sendo satisfatória e exitosa, podendo e merecendo ser reproduzida em anos vindouros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.