Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROFESSORAS ESTAGIÁRIAS EM SITUAÇÕES DE AUTOCONFRONTAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A docência, diferentemente do que muitas vezes é apontado pelo senso comum, não é um dom, mas é antes um trabalho que demanda competências e habilidades inerentes ao seu desenvolvimento. Nesse sentido, seu processo de aprendizagem tem início antes da formação para o magistério e continua ao longo da carreira. Assim, é importante considerar o professor um profissional que possui condições de trabalho específicas e que deve ser considerado como um sujeito ativo nos estudos acerca da sua prática laboral. Tal concepção sobre o trabalho docente tem crescido nas últimas décadas, com forte destaque em países como a França e o Brasil. Com base nisso, retoma-se parte do corpus da pesquisa de Magalhães e Moraes (2023), na qual as pesquisadoras analisam os discursos de duas professoras estagiárias — uma de língua francesa e outra de língua portuguesa —, discentes do curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A professora de francês cumpriu seu estágio em um centro de línguas ligado à UECE e a de português em uma escola pública de Ensino Fundamental em Fortaleza, Ceará, e ambas foram submetidas a situações de Autoconfrontação (Vieira; Faïta, 2003). Além disso, toma-se como referencial teórico outros trabalhos relevantes para a formação de professores, como os de Tardif (2014), Vigotski (2008), Bakhtin (2011), Clot (2010), dentre outros. Com os resultados, busca-se destacar marcas linguísticas ou translinguísticas de desenvolvimento/transformação profissional apontadas pelas pesquisadoras, bem como trazer novas perspectivas acerca da atividade docente das duas professoras em formação inicial. Dessa forma, espera-se contribuir para os estudos na área da formação de professores dos cursos de licenciatura no Brasil e fortalecer a concepção de que a docência é trabalho.

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