FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE PROFESSORES SURDOS: UM ESTUDO DE CASO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131522 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3426 "inscrito_id" => 3161 "titulo" => "FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE PROFESSORES SURDOS: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "A temática sobre formação acadêmico-profissional de professores Surdos se constitui como um potente campo para pesquisas. Nesse contexto, este trabalho apresenta os resultados obtidos em pesquisa de estudo de caso, desenvolvida no Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa -UNIPAMPA, a qual investigou a formação acadêmico-profissional de professores Surdos, realizada no curso de aperfeiçoamento DUA na prática, proposto pelo Programa de Extensão Tertúlias Pedagógicas Inclusivas do Pampa. O objetivo deste trabalho é analisar a proposta formativa realizada pelo curso, buscando identificar as principais estratégias de acessibilidade propostas para garantir a participação dos cursistas Surdos. Como campo de pesquisa, apresenta-se o curso de aperfeiçoamento DUA na prática, com foco na turma bilíngue denominada Colaboração, utilizou-se a entrevista semiestruturada e a análise documental como instrumentos de coleta de dados, os sujeitos foram os cursistas Surdos e os dois tradutores/intérpretes de Libras. O referencial teórico foi embasado nos conceitos de formação acadêmico-profissional (Diniz-Pereira, 2021), Billig (2021) e Cunha (2010), educação de Surdos (Skliar, 2016), barreiras (Sassaki, 2009) e inclusão (Mantoan, 2003). Dessa forma, as estratégias de acessibilidade implementadas para a remoção de barreiras foram assim elencadas: participação de tradutores/intérpretes de Libras, utilização de legendas, inserção de recursos visuais, interação pelo chat, organização de uma turma bilíngue e o desenvolvimento de um trabalho colaborativo para leitura dos materiais, a partir da tradução à prima vista (Sampaio, 2022). Concluiu-se que o curso de aperfeiçoamento DUA na prática ofertou formação acadêmico-profissional na perspectiva inclusiva, tendo como premissa a identificação e remoção de barreiras, garantindo dessa forma a acessibilidade para a participação e aprendizado dos cursistas Surdos. Além disso, o posicionamento dos formadores alinhado à teoria possibilitou o acompanhamento da implementação das estratégias de acessibilidade pelos cursistas, sendo que o caráter colaborativo da formação foi fundamental para a construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID3161_TB3426_11032025225249.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA MORAES SOARES" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "lucianamoraess@hotmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131522 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3426 "inscrito_id" => 3161 "titulo" => "FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE PROFESSORES SURDOS: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "A temática sobre formação acadêmico-profissional de professores Surdos se constitui como um potente campo para pesquisas. Nesse contexto, este trabalho apresenta os resultados obtidos em pesquisa de estudo de caso, desenvolvida no Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa -UNIPAMPA, a qual investigou a formação acadêmico-profissional de professores Surdos, realizada no curso de aperfeiçoamento DUA na prática, proposto pelo Programa de Extensão Tertúlias Pedagógicas Inclusivas do Pampa. O objetivo deste trabalho é analisar a proposta formativa realizada pelo curso, buscando identificar as principais estratégias de acessibilidade propostas para garantir a participação dos cursistas Surdos. Como campo de pesquisa, apresenta-se o curso de aperfeiçoamento DUA na prática, com foco na turma bilíngue denominada Colaboração, utilizou-se a entrevista semiestruturada e a análise documental como instrumentos de coleta de dados, os sujeitos foram os cursistas Surdos e os dois tradutores/intérpretes de Libras. O referencial teórico foi embasado nos conceitos de formação acadêmico-profissional (Diniz-Pereira, 2021), Billig (2021) e Cunha (2010), educação de Surdos (Skliar, 2016), barreiras (Sassaki, 2009) e inclusão (Mantoan, 2003). Dessa forma, as estratégias de acessibilidade implementadas para a remoção de barreiras foram assim elencadas: participação de tradutores/intérpretes de Libras, utilização de legendas, inserção de recursos visuais, interação pelo chat, organização de uma turma bilíngue e o desenvolvimento de um trabalho colaborativo para leitura dos materiais, a partir da tradução à prima vista (Sampaio, 2022). Concluiu-se que o curso de aperfeiçoamento DUA na prática ofertou formação acadêmico-profissional na perspectiva inclusiva, tendo como premissa a identificação e remoção de barreiras, garantindo dessa forma a acessibilidade para a participação e aprendizado dos cursistas Surdos. Além disso, o posicionamento dos formadores alinhado à teoria possibilitou o acompanhamento da implementação das estratégias de acessibilidade pelos cursistas, sendo que o caráter colaborativo da formação foi fundamental para a construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID3161_TB3426_11032025225249.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA MORAES SOARES" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "lucianamoraess@hotmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }