Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FESTEJAR O BRASIL: UMA VIAGEM DANÇADA PELO NOSSO PAÍS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131512
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3414
    "inscrito_id" => 10600
    "titulo" => "FESTEJAR O BRASIL: UMA VIAGEM DANÇADA PELO NOSSO PAÍS"
    "resumo" => "Esta pesquisa se propôs a narrar os caminhos construídos para o desenvolvimento de um trabalho com as culturas populares na escola, por meio das festas e suas expressões presentes nos ciclos festivos brasileiros – carnavalesco, junino e natalino. O cenário desse estudo foi a disciplina eletiva ‘Festejar o Brasil: uma viagem dançada pelo nosso país’, elaborada e ministrada por uma dupla de docentes e realizada junto aos estudantes do ensino médio no segundo semestre de 2022. Embasado e fomentado pelo trabalho na escola com foco na temática das relações étnico-raciais, o objetivo dessa pesquisa foi o de construir propostas para que saberes e práticas populares, marginalizados e subalternizados pelo meio acadêmico, construam espaços nas práticas educativas, com o reconhecimento dos impactos desse saber na formação dos estudantes. Compreendemos que este trabalho realiza as prerrogativas da lei 10.639 e lei 11.645, trazendo intencionalidade as nossas ações educativas para a construção de uma escola e de uma educação multicultural e decolonial. A metodologia utilizada para os registros que compõem a pesquisa foram as narrativas autobiográficas, que partilham as experiências sobre os processos construídos na práxis pedagógica, dialogando com autores que referenciam as ações na/da educação para as relações étnico-raciais. Os resultados da pesquisa revelam-se nas narrativas dos estudantes, onde eles partilham que por meio das vivências na disciplina eletiva ampliaram seus conhecimentos sobre as festas e danças das culturas populares brasileiras, caracterizando-se por novas experiências, momentos de diversão e o compartilhar desses saberes com a comunidade escolar. Destacamos três momentos que se deram nesse trabalho com as festas e suas expressões populares junto aos estudantes: abrir as portas da escola para os saberes das culturas populares, vivenciar uma educação pautada nas relações étnico-raciais e a construção de relações de pertencimento/encantamento por meio da dança brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10600_TB3414_11032025224951.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA MACHADO DE MEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "juliana.m.meira@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131512
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3414
    "inscrito_id" => 10600
    "titulo" => "FESTEJAR O BRASIL: UMA VIAGEM DANÇADA PELO NOSSO PAÍS"
    "resumo" => "Esta pesquisa se propôs a narrar os caminhos construídos para o desenvolvimento de um trabalho com as culturas populares na escola, por meio das festas e suas expressões presentes nos ciclos festivos brasileiros – carnavalesco, junino e natalino. O cenário desse estudo foi a disciplina eletiva ‘Festejar o Brasil: uma viagem dançada pelo nosso país’, elaborada e ministrada por uma dupla de docentes e realizada junto aos estudantes do ensino médio no segundo semestre de 2022. Embasado e fomentado pelo trabalho na escola com foco na temática das relações étnico-raciais, o objetivo dessa pesquisa foi o de construir propostas para que saberes e práticas populares, marginalizados e subalternizados pelo meio acadêmico, construam espaços nas práticas educativas, com o reconhecimento dos impactos desse saber na formação dos estudantes. Compreendemos que este trabalho realiza as prerrogativas da lei 10.639 e lei 11.645, trazendo intencionalidade as nossas ações educativas para a construção de uma escola e de uma educação multicultural e decolonial. A metodologia utilizada para os registros que compõem a pesquisa foram as narrativas autobiográficas, que partilham as experiências sobre os processos construídos na práxis pedagógica, dialogando com autores que referenciam as ações na/da educação para as relações étnico-raciais. Os resultados da pesquisa revelam-se nas narrativas dos estudantes, onde eles partilham que por meio das vivências na disciplina eletiva ampliaram seus conhecimentos sobre as festas e danças das culturas populares brasileiras, caracterizando-se por novas experiências, momentos de diversão e o compartilhar desses saberes com a comunidade escolar. Destacamos três momentos que se deram nesse trabalho com as festas e suas expressões populares junto aos estudantes: abrir as portas da escola para os saberes das culturas populares, vivenciar uma educação pautada nas relações étnico-raciais e a construção de relações de pertencimento/encantamento por meio da dança brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10600_TB3414_11032025224951.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA MACHADO DE MEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "juliana.m.meira@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa se propôs a narrar os caminhos construídos para o desenvolvimento de um trabalho com as culturas populares na escola, por meio das festas e suas expressões presentes nos ciclos festivos brasileiros – carnavalesco, junino e natalino. O cenário desse estudo foi a disciplina eletiva ‘Festejar o Brasil: uma viagem dançada pelo nosso país’, elaborada e ministrada por uma dupla de docentes e realizada junto aos estudantes do ensino médio no segundo semestre de 2022. Embasado e fomentado pelo trabalho na escola com foco na temática das relações étnico-raciais, o objetivo dessa pesquisa foi o de construir propostas para que saberes e práticas populares, marginalizados e subalternizados pelo meio acadêmico, construam espaços nas práticas educativas, com o reconhecimento dos impactos desse saber na formação dos estudantes. Compreendemos que este trabalho realiza as prerrogativas da lei 10.639 e lei 11.645, trazendo intencionalidade as nossas ações educativas para a construção de uma escola e de uma educação multicultural e decolonial. A metodologia utilizada para os registros que compõem a pesquisa foram as narrativas autobiográficas, que partilham as experiências sobre os processos construídos na práxis pedagógica, dialogando com autores que referenciam as ações na/da educação para as relações étnico-raciais. Os resultados da pesquisa revelam-se nas narrativas dos estudantes, onde eles partilham que por meio das vivências na disciplina eletiva ampliaram seus conhecimentos sobre as festas e danças das culturas populares brasileiras, caracterizando-se por novas experiências, momentos de diversão e o compartilhar desses saberes com a comunidade escolar. Destacamos três momentos que se deram nesse trabalho com as festas e suas expressões populares junto aos estudantes: abrir as portas da escola para os saberes das culturas populares, vivenciar uma educação pautada nas relações étnico-raciais e a construção de relações de pertencimento/encantamento por meio da dança brasileira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.