FESTEJAR O BRASIL: UMA VIAGEM DANÇADA PELO NOSSO PAÍS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131512 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3414 "inscrito_id" => 10600 "titulo" => "FESTEJAR O BRASIL: UMA VIAGEM DANÇADA PELO NOSSO PAÍS" "resumo" => "Esta pesquisa se propôs a narrar os caminhos construídos para o desenvolvimento de um trabalho com as culturas populares na escola, por meio das festas e suas expressões presentes nos ciclos festivos brasileiros – carnavalesco, junino e natalino. O cenário desse estudo foi a disciplina eletiva ‘Festejar o Brasil: uma viagem dançada pelo nosso país’, elaborada e ministrada por uma dupla de docentes e realizada junto aos estudantes do ensino médio no segundo semestre de 2022. Embasado e fomentado pelo trabalho na escola com foco na temática das relações étnico-raciais, o objetivo dessa pesquisa foi o de construir propostas para que saberes e práticas populares, marginalizados e subalternizados pelo meio acadêmico, construam espaços nas práticas educativas, com o reconhecimento dos impactos desse saber na formação dos estudantes. Compreendemos que este trabalho realiza as prerrogativas da lei 10.639 e lei 11.645, trazendo intencionalidade as nossas ações educativas para a construção de uma escola e de uma educação multicultural e decolonial. A metodologia utilizada para os registros que compõem a pesquisa foram as narrativas autobiográficas, que partilham as experiências sobre os processos construídos na práxis pedagógica, dialogando com autores que referenciam as ações na/da educação para as relações étnico-raciais. Os resultados da pesquisa revelam-se nas narrativas dos estudantes, onde eles partilham que por meio das vivências na disciplina eletiva ampliaram seus conhecimentos sobre as festas e danças das culturas populares brasileiras, caracterizando-se por novas experiências, momentos de diversão e o compartilhar desses saberes com a comunidade escolar. Destacamos três momentos que se deram nesse trabalho com as festas e suas expressões populares junto aos estudantes: abrir as portas da escola para os saberes das culturas populares, vivenciar uma educação pautada nas relações étnico-raciais e a construção de relações de pertencimento/encantamento por meio da dança brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10600_TB3414_11032025224951.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA MACHADO DE MEIRA" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "juliana.m.meira@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131512 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3414 "inscrito_id" => 10600 "titulo" => "FESTEJAR O BRASIL: UMA VIAGEM DANÇADA PELO NOSSO PAÍS" "resumo" => "Esta pesquisa se propôs a narrar os caminhos construídos para o desenvolvimento de um trabalho com as culturas populares na escola, por meio das festas e suas expressões presentes nos ciclos festivos brasileiros – carnavalesco, junino e natalino. O cenário desse estudo foi a disciplina eletiva ‘Festejar o Brasil: uma viagem dançada pelo nosso país’, elaborada e ministrada por uma dupla de docentes e realizada junto aos estudantes do ensino médio no segundo semestre de 2022. Embasado e fomentado pelo trabalho na escola com foco na temática das relações étnico-raciais, o objetivo dessa pesquisa foi o de construir propostas para que saberes e práticas populares, marginalizados e subalternizados pelo meio acadêmico, construam espaços nas práticas educativas, com o reconhecimento dos impactos desse saber na formação dos estudantes. Compreendemos que este trabalho realiza as prerrogativas da lei 10.639 e lei 11.645, trazendo intencionalidade as nossas ações educativas para a construção de uma escola e de uma educação multicultural e decolonial. A metodologia utilizada para os registros que compõem a pesquisa foram as narrativas autobiográficas, que partilham as experiências sobre os processos construídos na práxis pedagógica, dialogando com autores que referenciam as ações na/da educação para as relações étnico-raciais. Os resultados da pesquisa revelam-se nas narrativas dos estudantes, onde eles partilham que por meio das vivências na disciplina eletiva ampliaram seus conhecimentos sobre as festas e danças das culturas populares brasileiras, caracterizando-se por novas experiências, momentos de diversão e o compartilhar desses saberes com a comunidade escolar. Destacamos três momentos que se deram nesse trabalho com as festas e suas expressões populares junto aos estudantes: abrir as portas da escola para os saberes das culturas populares, vivenciar uma educação pautada nas relações étnico-raciais e a construção de relações de pertencimento/encantamento por meio da dança brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10600_TB3414_11032025224951.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA MACHADO DE MEIRA" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "juliana.m.meira@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }