CRENÇAS DE DOIS PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA SOBRE O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131212 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2998 "inscrito_id" => 10286 "titulo" => "CRENÇAS DE DOIS PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA SOBRE O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "Este trabalho investiga as crenças de dois professores de escolas públicas sobre o uso de recursos tecnológicos no ensino de Língua Inglesa, estruturando-se nos eixos de tecnologias na educação e crenças. No eixo das tecnologias, Machado (2009) discute como as TICs ampliam o acesso ao conhecimento e diversificam as formas de aprendizagem. Weissheimer, Leandro e Sousa (2017) defendem que a tecnologia deve enriquecer a experiência educacional, enquanto Silva (2022) enfatiza que, no contexto digital atual, é essencial que os educadores promovam a autonomia e o engajamento dos alunos, ajustando suas práticas às demandas contemporâneas para uma aprendizagem significativa. No eixo de crenças, Barcelos (2001, 2006) contribui para compreender como as convicções dos professores moldam suas abordagens pedagógicas e influenciam a interação com os alunos. Barcelos aponta que as crenças evoluem a partir das experiências dos professores, impactando diretamente suas práticas em sala. A pesquisa utiliza um questionário para investigar três questões principais: “Quais são as crenças dos professores sobre o uso de tecnologias no ensino de Língua Inglesa?”; “Como essas crenças influenciam a implementação desses recursos?”; e “Quais desafios enfrentam na adoção de tecnologias?”. Os resultados evidenciam que os professores valorizam as tecnologias, mas enfrentam desafios relacionados à formação e infraestrutura. Embora reconheçam o potencial transformador das tecnologias, essas crenças nem sempre se traduzem em práticas concretas. Conclui-se que apoio institucional e formação continuada são essenciais para que tais crenças se convertam em práticas pedagógicas inovadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID10286_TB2998_07042025205916.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KADJA DANIELY DE ARAÚJO FREITAS" "autor_nome_curto" => "KADJA" "autor_email" => "kadjaaraujo13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131212 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2998 "inscrito_id" => 10286 "titulo" => "CRENÇAS DE DOIS PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA SOBRE O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "Este trabalho investiga as crenças de dois professores de escolas públicas sobre o uso de recursos tecnológicos no ensino de Língua Inglesa, estruturando-se nos eixos de tecnologias na educação e crenças. No eixo das tecnologias, Machado (2009) discute como as TICs ampliam o acesso ao conhecimento e diversificam as formas de aprendizagem. Weissheimer, Leandro e Sousa (2017) defendem que a tecnologia deve enriquecer a experiência educacional, enquanto Silva (2022) enfatiza que, no contexto digital atual, é essencial que os educadores promovam a autonomia e o engajamento dos alunos, ajustando suas práticas às demandas contemporâneas para uma aprendizagem significativa. No eixo de crenças, Barcelos (2001, 2006) contribui para compreender como as convicções dos professores moldam suas abordagens pedagógicas e influenciam a interação com os alunos. Barcelos aponta que as crenças evoluem a partir das experiências dos professores, impactando diretamente suas práticas em sala. A pesquisa utiliza um questionário para investigar três questões principais: “Quais são as crenças dos professores sobre o uso de tecnologias no ensino de Língua Inglesa?”; “Como essas crenças influenciam a implementação desses recursos?”; e “Quais desafios enfrentam na adoção de tecnologias?”. Os resultados evidenciam que os professores valorizam as tecnologias, mas enfrentam desafios relacionados à formação e infraestrutura. Embora reconheçam o potencial transformador das tecnologias, essas crenças nem sempre se traduzem em práticas concretas. Conclui-se que apoio institucional e formação continuada são essenciais para que tais crenças se convertam em práticas pedagógicas inovadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID10286_TB2998_07042025205916.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KADJA DANIELY DE ARAÚJO FREITAS" "autor_nome_curto" => "KADJA" "autor_email" => "kadjaaraujo13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }