FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS NO USO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131159 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2930 "inscrito_id" => 10173 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS NO USO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS" "resumo" => "A presente comunicação busca discutir parte dos resultados do projeto de pesquisa CoNexos: TDICs pós ensino remoto emergencial, financiado pelo Edital FAPEMAT/CNPq 001/2022. A partir das experiências de docentes que atuam na educação básica de Rondonópolis, busca-se evidenciar o descompasso entre os dispositivos educacionais e a formação inicial e continuada, especialmente no que diz respeito aos usos de tecnologias digitais da informação e comunicação. A partir do levantamento e análise bibliográfica de autores que versam sobre o tema, observou-se um constante direcionamento dos dispositivos educacionais, como LDB e a BNCC, para a utilização de tecnologias em sala de aula enquanto sinônimo de inovação, como se a simples presença de equipamentos pudesse, de alguma forma, ser uma "tábua de salvação" do ensino ofertado. Entretanto, constatou-se que ainda há pouco investimento na área formativa de licenciatura, inicial e continuada, no que diz respeito a usos de tecnologias de maneira crítica, inventiva e que dialogue com as demandas da nossa contemporaneidade. Nesse sentido, a partir das experiências vivenciadas durante o ensino remoto emergencial, por ocasião da necessidade de distanciamento social pela Covid, narradas por professores(as) da educação básica, busca-se refletir sobre os caminhos trilhados, os desafios e as percepções de ensino destes profissionais. Ao lado disso, a comunicação ainda abordará os projetos criados pelos graduandos(as) do curso de História da Universidade Federal de Rondonópolis, para a disciplina extensionista Linguagens e TDICs no Ensino de História, destacando como a perspectiva dialógica é basilar para uma formação crítica quanto ao uso de tecnologias, especialmente quando se coloca em prática a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10173_TB2930_11032025210609.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITTA TATIANE MARTINS FREITAS" "autor_nome_curto" => "TALITTA" "autor_email" => "talitta.freitas@ufr.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131159 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2930 "inscrito_id" => 10173 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS NO USO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS" "resumo" => "A presente comunicação busca discutir parte dos resultados do projeto de pesquisa CoNexos: TDICs pós ensino remoto emergencial, financiado pelo Edital FAPEMAT/CNPq 001/2022. A partir das experiências de docentes que atuam na educação básica de Rondonópolis, busca-se evidenciar o descompasso entre os dispositivos educacionais e a formação inicial e continuada, especialmente no que diz respeito aos usos de tecnologias digitais da informação e comunicação. A partir do levantamento e análise bibliográfica de autores que versam sobre o tema, observou-se um constante direcionamento dos dispositivos educacionais, como LDB e a BNCC, para a utilização de tecnologias em sala de aula enquanto sinônimo de inovação, como se a simples presença de equipamentos pudesse, de alguma forma, ser uma "tábua de salvação" do ensino ofertado. Entretanto, constatou-se que ainda há pouco investimento na área formativa de licenciatura, inicial e continuada, no que diz respeito a usos de tecnologias de maneira crítica, inventiva e que dialogue com as demandas da nossa contemporaneidade. Nesse sentido, a partir das experiências vivenciadas durante o ensino remoto emergencial, por ocasião da necessidade de distanciamento social pela Covid, narradas por professores(as) da educação básica, busca-se refletir sobre os caminhos trilhados, os desafios e as percepções de ensino destes profissionais. Ao lado disso, a comunicação ainda abordará os projetos criados pelos graduandos(as) do curso de História da Universidade Federal de Rondonópolis, para a disciplina extensionista Linguagens e TDICs no Ensino de História, destacando como a perspectiva dialógica é basilar para uma formação crítica quanto ao uso de tecnologias, especialmente quando se coloca em prática a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10173_TB2930_11032025210609.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITTA TATIANE MARTINS FREITAS" "autor_nome_curto" => "TALITTA" "autor_email" => "talitta.freitas@ufr.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }