Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSTRUÇÃO DO PPP NAS ESCOLAS INDÍGENAS KURUAYA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo analisa, de forma comparativa, os Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das escolas indígenas Kuruaya nos anos de 2018 e 2023, com o objetivo de identificar estratégias didáticas e pedagógicas que promovam a valorização das práticas culturais desse povo. Fundamentado na interseção entre teorias pedagógicas e suas implicações no ensino e aprendizagem, o trabalho enfatiza o papel central do PPP na Educação Escolar Indígena Kuruaya como instrumento orientador das práticas educativas e da construção de um ensino diferenciado e contextualizado. A pesquisa adotou uma metodologia qualitativa, baseada na análise bibliográfica e documental dos PPPs, permitindo a identificação de avanços, desafios e perspectivas para a educação escolar indígena na comunidade. O estudo evidencia a relevância do PPP como um instrumento essencial para a organização das atividades pedagógicas, assegurando o respeito à identidade cultural e promovendo uma educação intercultural e bilíngue. Além disso, são discutidos desafios estruturais e pedagógicos enfrentados pelas escolas Kuruaya, como a precariedade da infraestrutura, a necessidade de formação continuada para professores indígenas e a escassez de materiais didáticos contextualizados. Os resultados apontam que a atualização periódica do PPP é fundamental para que ele atenda às demandas da comunidade, garantindo uma educação que fortaleça a cultura, a identidade e a língua Kuruaya. Dessa forma, o estudo reafirma a importância do PPP na construção de uma escola indígena que atue como espaço de resistência, valorização cultural e promoção do direito à educação diferenciada.

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