Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AFROCENTRADA E FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRE DESAFIOS, POTENCIALIDADES E CONSTRUÇÕES ANTIRRACISTAS.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A formação de professores desempenha um papel fundamental para a construção de uma educação antirracista, conforme a Lei 10.639/2003. No entanto, a adoção de uma perspectiva afrocentrada na formação docente ainda enfrenta contrariedades, especialmente nas universidades públicas brasileiras. Este artigo investiga como o currículo da Universidade Federal do PiauÍ (UFPI) contempla a educação afrocentrada e as ERER nos cursos de licenciatura em Letras-Português e Francês, analisando obstáculos e perspectivas para a implementação de práticas pedagógicas voltadas à equidade racial. O estudo se baseia em autores como Gomes (2012), referência no combate ao racismo durante formação docente, Munanga (1999) discutindo o “mito da democracia racial e Bárbara Carine (2023), que propõe uma reformulação a partir de perspectivas não ocidentalizadas e racializadas, abordando o impacto do pacto da branquitude no Brasil. Sob a ótica da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e do currículo fundamentado nos estudos decoloniais (QUIJANO, 2002; GOMES, 2018; MIGNOLO, 2019), a pesquisa busca compreender avanços e lacunas nesse processo. A metodologia inclui análise documental e entrevistas com discentes, adotando uma abordagem qualitativa para investigar a inserção de iniciativas voltadas à práxis antirracista. Os resultados apontam a necessidade de reformulação curricular, maior capacitação docente e políticas institucionais que fortaleçam uma abordagem antirracista no ensino de língua portuguesa e literaturas. O estudo contribui para o debate sobre a predominância eurocentrada na formação docente e para o fortalecimento de práticas pedagógicas que valorizem a identidade negra no contexto educacional piauiense.

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