Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOCENTE E O ENSINO DE CIÊNCIAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O estágio supervisionado docente é uma etapa dos cursos de Licenciatura indispensável à formação docente. Assim, o presente estudo buscou analisar o desenvolvimento do estágio no contexto do ensino de Ciências. O estágio foi realizado na Escola Unidade Mais Integrada Ananias Murad e proporcionou uma vivência prática e reflexiva do ensino de Ciências no Ensino Fundamental, a partir da observação participantes. Com 30 horas de duração, divididas igualmente entre observação, participação e regência, a experiência permitiu uma imersão nas práticas pedagógicas adotadas pela instituição. Na fase de observação, foram analisadas as metodologias do professor titular e as dinâmicas da sala de aula, permitindo entender como os conceitos de Ciências são abordados e como os alunos interagem com o conteúdo. A participação, que envolveu o auxílio nas atividades educacionais, contribuiu para o aprofundamento da prática pedagógica, proporcionando uma maior compreensão do processo de ensino-aprendizagem. Na etapa de regência, os estagiários planejaram e conduziram aulas de Ciências, utilizando estratégias que incentivaram a participação ativa dos alunos e facilitaram a compreensão dos conceitos de forma prática e envolvente. A regência exigiu constante adaptação às necessidades dos estudantes, permitindo ajustes nas abordagens didáticas. Ao longo de todo o estágio, houve um constante processo de reflexão sobre as práticas observadas e executadas, favorecendo o desenvolvimento de competências essenciais para a atuação docente. Essa experiência foi indispensável para a formação profissional, consolidando o conhecimento adquirido e reforçando a importância da adaptação e flexibilidade nas metodologias de ensino.

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