Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE MANGÁ E ANIME COMO RECURSO COMUNICACIONAL NA ESCOLA NA PERSPECTIVA DE UMA ALUNA SURDA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os mangás e animes são mídias originárias da cultura japonesa e fazem parte do cotidiano midiático de crianças e adolescentes, inclusive no contexto escolar. No Brasil, os animes se popularizaram nos anos 1990, sendo hoje um dos países que mais consomem dessa mídia no mundo (Abbade, 2017). Estudos indicam que as histórias em quadrinhos (HQs) possuem grande potencial pedagógico, estimulando a imaginação, a criatividade e a valorização da diversidade de forma crítica e reflexiva. No entanto, ainda há poucos trabalhos que abordam estratégias didáticas para o uso dessa literatura/gênero em ambientes educacionais. Este estudo tem como objetivo refletir sobre o uso de mangás e animes como recurso comunicacional na escola, a partir da perspectiva de uma aluna surda. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, analisando mangás e animes como recurso comunicacional produzidos por uma aluna surda do curso de Pedagogia de uma instituição pública. Os resultados apontam que esses materiais são de fácil compreensão para pessoas surdas, pois permitem a interpretação das expressões faciais, das cores que representam os sentimentos dos personagens e dos movimentos característicos da narrativa. Assim, os mangás e animes podem ser considerados recursos comunicacionais eficazes no ambiente escolar, favorecendo a inclusão, a acessibilidade e a interação no processo de ensino-aprendizagem.

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