Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIA E INCLUSÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: ELABORAÇÃO DE ROTEIROS EXPERIMENTAIS COM AUDIODESCRIÇÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL UTILIZANDO O BOOK CREATOR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A inclusão de estudantes com deficiência visual nas aulas de química ainda encontra desafios a serem transpostos, dado o caráter predominantemente visual da disciplina e de suas práticas laboratoriais, assim como a ausência de adaptações nos procedimentos/roteiros experimentais desse componente curricular. Nesse contexto, este estudo apresenta a construção de um Recurso Didático Digital (RDD) – por meio do software Book Creator – com roteiros experimentais que incorporam audiodescrição das etapas operacionais e dos fenômenos químicos observáveis, com recorte específico nos conteúdos basilares das primeiras séries do ensino médio. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e descritiva, fundamentando-se nos pressupostos de Leite (2019); Bedin (2019); Santos (2020); Andrijauskas (2020) e demais autores que trabalham os eixos centros desse estudo (tecnologia, inclusão e ensino de química). O desenvolvimento dos roteiros envolve a adaptação de experimentos tradicionais a formatos acessíveis, utilizando audiodescrições detalhadas dos processos químicos, permitindo que estudantes cegos ou com baixa visão compreendam as práticas experimentais com auxílio dos sentidos auditivos. A pesquisa evidencia a necessidade de adequações metodológicas no ensino de química, reforçando a importância da acessibilidade como elemento essencial para uma educação equitativa e inclusiva. Dessa forma, este escrito esmiúça criação de um RDD que assegure a participação efetiva de estudantes com deficiência visual em atividades experimentais, contribuindo para a construção de um ambiente educacional mais acessível e inclusivo.

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