Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA ARBORIZAÇÃO NO ÂMBITO DO INSTITUTO INSIKIRAN DA UFRR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A décadas tem se discutido a importância das plantas para o ambiente, sabemos que onde tem árvores o ambiente é muito mais saudável e agradável, pois as espécies principalmente arbórea tem várias funções, desde sombreamento a produção de alimentos. Aqui destacamos a utilização de aulas práticas como ferramenta de observação e fortalecimento de práticas de educação ambiental na disciplina de Ciências da Natureza, nesse sentido, ao observar que o espaço onde se desenvolve práticas culturais e esportivas estava sem nenhuma espécie arbórea, propusemos a realização desta importante atividade, que foi a arborização do espaço no Instituto Insikiran de Formação Superior indígena na UFRR. Como forma de facilitar o incentivo e fortalecimento da educação ambiental e da cultura indígena, o principal objetivo foi sugerir uma metodologia diferenciada para estimular um aprendizado relevante aos acadêmicos, orientou-se à plantação de árvores frutíferas e entre outras para arborizar e tornar um ambiente mais agradável para as práticas esportivas e culturais dos acadêmicos deste instituto. Foram utilizadas 20 espécies de árvores frutiferas como, mangueira, ingá e azeitona, do viveiro do instituto e algumas mudas doadas pela comunidade indígena. Os acadêmicos participaram de aulas práticas, plantando, e assim refletiram sobre a importância das árvores e principalmente do meio ambiente. Ao final, observou-se que houve interação e participação nas atividades desenvolvidas. Notou-se também que muitos acadêmicos mudaram sua concepção negativa sobre ser capaz de fazer arborização e até mesmo tentar minimizar os impactos da degradação ambiental em suas comunidades indígenas, por outro lado, identificamos os tipos de solos do local, as relações existentes e o cuidar do ambiente onde utilizamos no nosso cotidiano. A aula prática de arborização foi bastante positiva, agregando conhecimento aos acadêmicos de forma mais dinâmica, dessa forma, concluímos que ela apresenta potencial para ser utilizada como ferramenta didática e levar conhecimento aos estudantes.

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