FERRAMENTAS DE IA NO COTIDIANO ACADÊMICO: UM ESTUDO DE CASO COM O ENSINO SUPERIOR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130697 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2288 "inscrito_id" => 6269 "titulo" => "FERRAMENTAS DE IA NO COTIDIANO ACADÊMICO: UM ESTUDO DE CASO COM O ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Os fundamentos de pensamento computacional e inteligência artificial (IA) foram primeiramente apresentados por Turing (1950). Ao longo dos anos, princípios e práticas foram sendo aprimoradas, resultando na implementação de diversos modelos de IA, capazes de executar funções relativas a sistemas especialistas, visão computacional, aprendizado de máquina (supervisionado, não supervisionado e profundo), análise de dados (Russel; Norvig, 2022), aplicáveis a variados contextos e áreas. Também têm sido utilizados no processamento de linguagem natural, para compreender e gerar uma resposta válida, entendível aos seres humanos. No campo da Educação, existe um leque de possibilidades e desafios de uso no Ensino Superior, pois a adoção de tecnologias com IA pode favorecer tanto o aumento da produtividade e eficiência de diferentes atividades universitárias, quanto pode protagonizar problemas relacionados à dependência criativa e plágio, entre outros. Situado neste panorama, o objetivo do presente trabalho é descrever como um grupo de alunos do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual da Paraíba - Campus VII aplicam ferramentas de IA em suas atividades acadêmicas. Diante do escopo da pesquisa, este trabalho de natureza primária tem caráter descritivo e exploratório (Wazlawick, 2021), sendo organizado a partir de um tipo de método que se assemelha a um estudo de caso (Gil, 2017) com realização de entrevistas no formato de grupo focal com estudantes do grupo mencionado. O referencial teórico foi baseado nas proposições de Turing (1950), Russel e Norvig (2022) para tratar de IA, correlacionadas a trabalhos atuais sobre a temática apresentados por Guimarães, Santos e Fernandes (2022); Saraiva e Santos (2023). Verificou-se que a utilização da IA no grupo investigado foi marcada pelo uso do ChatGPT – em sua versão gratuita – como uma das ferramentas principais para fins de escrita acadêmica, geração de código, tradução de trechos estrangeiros e explicação de conteúdos vistos em aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6269_TB2288_11032025162215.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROGER NATAN CARVALHO SILVA" "autor_nome_curto" => "ROGER" "autor_email" => "crogernatan@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130697 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2288 "inscrito_id" => 6269 "titulo" => "FERRAMENTAS DE IA NO COTIDIANO ACADÊMICO: UM ESTUDO DE CASO COM O ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Os fundamentos de pensamento computacional e inteligência artificial (IA) foram primeiramente apresentados por Turing (1950). Ao longo dos anos, princípios e práticas foram sendo aprimoradas, resultando na implementação de diversos modelos de IA, capazes de executar funções relativas a sistemas especialistas, visão computacional, aprendizado de máquina (supervisionado, não supervisionado e profundo), análise de dados (Russel; Norvig, 2022), aplicáveis a variados contextos e áreas. Também têm sido utilizados no processamento de linguagem natural, para compreender e gerar uma resposta válida, entendível aos seres humanos. No campo da Educação, existe um leque de possibilidades e desafios de uso no Ensino Superior, pois a adoção de tecnologias com IA pode favorecer tanto o aumento da produtividade e eficiência de diferentes atividades universitárias, quanto pode protagonizar problemas relacionados à dependência criativa e plágio, entre outros. Situado neste panorama, o objetivo do presente trabalho é descrever como um grupo de alunos do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual da Paraíba - Campus VII aplicam ferramentas de IA em suas atividades acadêmicas. Diante do escopo da pesquisa, este trabalho de natureza primária tem caráter descritivo e exploratório (Wazlawick, 2021), sendo organizado a partir de um tipo de método que se assemelha a um estudo de caso (Gil, 2017) com realização de entrevistas no formato de grupo focal com estudantes do grupo mencionado. O referencial teórico foi baseado nas proposições de Turing (1950), Russel e Norvig (2022) para tratar de IA, correlacionadas a trabalhos atuais sobre a temática apresentados por Guimarães, Santos e Fernandes (2022); Saraiva e Santos (2023). Verificou-se que a utilização da IA no grupo investigado foi marcada pelo uso do ChatGPT – em sua versão gratuita – como uma das ferramentas principais para fins de escrita acadêmica, geração de código, tradução de trechos estrangeiros e explicação de conteúdos vistos em aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6269_TB2288_11032025162215.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROGER NATAN CARVALHO SILVA" "autor_nome_curto" => "ROGER" "autor_email" => "crogernatan@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }