Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DA PARAÍBA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130515
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2037
    "inscrito_id" => 6664
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DA PARAÍBA."
    "resumo" => "O ensino de ciências tem o propósito de desenvolver o letramento científico, possibilitando que o estudante seja capaz de compreender o mundo à sua volta. No ensino infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, este trabalho é exercido pelo pedagogo que é caracterizado por um professor polivalente. Com isso, o processo formativo é crucial para que esse profissional possa desempenhar a educação científica. Frente a esse cenário, essa pesquisa objetivou investigar os currículos dos cursos de graduação de pedagogia presentes na Paraíba, avaliando as propostas metodológicas dos documentos para a formação científica de pedagogos. Para isso, foi feito um levantamento dos projetos pedagógicos de cursos das instituições de ensino superior públicas do estado da Paraíba, juntamente de uma análise das ementas das disciplinas relacionadas ao Ensino de Ciências. Nessa investigação, foram adotadas as categorias utilizadas por Bovolenta (2009), sendo elas: 1- Disciplinas focadas unicamente na metodologia de ensino; 2 - Disciplinas que contemplam metodologias e práticas de ensino e 3 - Disciplinas ancoradas na abordagem conhecimento específico/metodologia de ensino. Dos seis cursos investigados, os resultados indicam uma frequência de (14,28%); (42,86%) e (42,86%), respectivamente para as categorias de análise. Esses valores demonstram que a maioria das instituições (85,72%) está envolvida em proporcionar uma formação integralizada unindo a teoria com a prática, mas somente metade deste valor (42,86%), que é o correspondente à categoria 3, vincula o conhecimento científico à prática docente. Esse estudo contribui ao destacar que os desafios de ensino de ciências nos anos iniciais e infantil inicia-se com a formação de professores, visto que as disciplinas focam, em sua maioria, na metodologia de ensino, demonstrando uma falta de articulação com o conhecimento científico, o que indica a necessidade de refletir-se quanto à formação desses profissionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID6664_TB2037_11032025122433.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA QUEIROZ DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "Bruna Queiroz"
    "autor_email" => "bruna.q.dantas10@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130515
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2037
    "inscrito_id" => 6664
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DA PARAÍBA."
    "resumo" => "O ensino de ciências tem o propósito de desenvolver o letramento científico, possibilitando que o estudante seja capaz de compreender o mundo à sua volta. No ensino infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, este trabalho é exercido pelo pedagogo que é caracterizado por um professor polivalente. Com isso, o processo formativo é crucial para que esse profissional possa desempenhar a educação científica. Frente a esse cenário, essa pesquisa objetivou investigar os currículos dos cursos de graduação de pedagogia presentes na Paraíba, avaliando as propostas metodológicas dos documentos para a formação científica de pedagogos. Para isso, foi feito um levantamento dos projetos pedagógicos de cursos das instituições de ensino superior públicas do estado da Paraíba, juntamente de uma análise das ementas das disciplinas relacionadas ao Ensino de Ciências. Nessa investigação, foram adotadas as categorias utilizadas por Bovolenta (2009), sendo elas: 1- Disciplinas focadas unicamente na metodologia de ensino; 2 - Disciplinas que contemplam metodologias e práticas de ensino e 3 - Disciplinas ancoradas na abordagem conhecimento específico/metodologia de ensino. Dos seis cursos investigados, os resultados indicam uma frequência de (14,28%); (42,86%) e (42,86%), respectivamente para as categorias de análise. Esses valores demonstram que a maioria das instituições (85,72%) está envolvida em proporcionar uma formação integralizada unindo a teoria com a prática, mas somente metade deste valor (42,86%), que é o correspondente à categoria 3, vincula o conhecimento científico à prática docente. Esse estudo contribui ao destacar que os desafios de ensino de ciências nos anos iniciais e infantil inicia-se com a formação de professores, visto que as disciplinas focam, em sua maioria, na metodologia de ensino, demonstrando uma falta de articulação com o conhecimento científico, o que indica a necessidade de refletir-se quanto à formação desses profissionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID6664_TB2037_11032025122433.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA QUEIROZ DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "Bruna Queiroz"
    "autor_email" => "bruna.q.dantas10@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de ciências tem o propósito de desenvolver o letramento científico, possibilitando que o estudante seja capaz de compreender o mundo à sua volta. No ensino infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, este trabalho é exercido pelo pedagogo que é caracterizado por um professor polivalente. Com isso, o processo formativo é crucial para que esse profissional possa desempenhar a educação científica. Frente a esse cenário, essa pesquisa objetivou investigar os currículos dos cursos de graduação de pedagogia presentes na Paraíba, avaliando as propostas metodológicas dos documentos para a formação científica de pedagogos. Para isso, foi feito um levantamento dos projetos pedagógicos de cursos das instituições de ensino superior públicas do estado da Paraíba, juntamente de uma análise das ementas das disciplinas relacionadas ao Ensino de Ciências. Nessa investigação, foram adotadas as categorias utilizadas por Bovolenta (2009), sendo elas: 1- Disciplinas focadas unicamente na metodologia de ensino; 2 - Disciplinas que contemplam metodologias e práticas de ensino e 3 - Disciplinas ancoradas na abordagem conhecimento específico/metodologia de ensino. Dos seis cursos investigados, os resultados indicam uma frequência de (14,28%); (42,86%) e (42,86%), respectivamente para as categorias de análise. Esses valores demonstram que a maioria das instituições (85,72%) está envolvida em proporcionar uma formação integralizada unindo a teoria com a prática, mas somente metade deste valor (42,86%), que é o correspondente à categoria 3, vincula o conhecimento científico à prática docente. Esse estudo contribui ao destacar que os desafios de ensino de ciências nos anos iniciais e infantil inicia-se com a formação de professores, visto que as disciplinas focam, em sua maioria, na metodologia de ensino, demonstrando uma falta de articulação com o conhecimento científico, o que indica a necessidade de refletir-se quanto à formação desses profissionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.