METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO (SÃO LUIS GONZAGA DO MARANHÃO – MA): O CASO DO CENTRO DE ENSINO NAZARÉ RAMOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130498 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2013 "inscrito_id" => 3114 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO (SÃO LUIS GONZAGA DO MARANHÃO – MA): O CASO DO CENTRO DE ENSINO NAZARÉ RAMOS" "resumo" => "O presente estudo enfatiza o uso de metodologias ativas no ensino de Matemática do Centro de Ensino Nazaré Ramos – CENR, no município de São Luís Gonzaga do Maranhão – MA. Tem por objetivo, propor estratégias que favoreçam o engajamento dos alunos, a contextualização dos conteúdos matemáticos e a superação das dificuldades de aprendizagem em Matemática no CENR. Interroga-se: Como as metodologias ativas (gameficação, aprendizagem baseada em problemas, sala de aula invertida) podem ser utilizadas como estratégias eficazes para promover a aprendizagem significativa e contextualizada em Matemática no Centro de Ensino Nazaré Ramos – CENR, no município de São Luís Gonzaga do Maranhão? A resposta para tal pergunta, encontra-se em processo investigativo. Trata-se, de uma pesquisa qualitativa em desenvolvimento, subsidiada pelos autores Kenski (2018), Moran e Bacich (2017), Tori e Paiva (2017), Paes, Rodrigues e Moreira (2023), Bergman (2018), dentre outros, que tem contribuído para o desenvolvimento do estudo em questão. Cabe ressaltar, que se realizou uma coleta de informações no CENR, com os professores de Matemática e alunos. Esses dados informativos já se encontram em processo analítico. Resultados parciais, mostram que a instituição tem se preocupado com as práticas inovadoras pedagógicas e, os docentes têm conhecimento sobre as metodologias ativas, entretanto, não as utilizam em sala de aula. Por vezes, os desafios são evidenciados e solucionados colaborativamente entre os pares. Os discentes, também, afirmaram que o uso de metodologias é essencial e inovador para o ensino de Matemática, pois, favorecem uma aprendizagem significativa para o êxito no processo de aprendizagem Matemática. Ressaltaram, também, que as metodologias ativas são ferramentas eficazes desde que planejadas e alinhadas entre estudantes, professores e Projeto Pedagógico da Rede Estadual de Ensino. A pesquisa sugere que a Formação continuada do professor que ensina Matemática se faz necessária e a integração de tecnologias digitais são ferramentas para a consolidação dessas práticas inovadoras educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID3114_TB2013_11032025115938.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLAUCIA BIANCA DE SOUSA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "GLAUCIA BIANCA" "autor_email" => "glaucyabyanca20@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130498 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2013 "inscrito_id" => 3114 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO (SÃO LUIS GONZAGA DO MARANHÃO – MA): O CASO DO CENTRO DE ENSINO NAZARÉ RAMOS" "resumo" => "O presente estudo enfatiza o uso de metodologias ativas no ensino de Matemática do Centro de Ensino Nazaré Ramos – CENR, no município de São Luís Gonzaga do Maranhão – MA. Tem por objetivo, propor estratégias que favoreçam o engajamento dos alunos, a contextualização dos conteúdos matemáticos e a superação das dificuldades de aprendizagem em Matemática no CENR. Interroga-se: Como as metodologias ativas (gameficação, aprendizagem baseada em problemas, sala de aula invertida) podem ser utilizadas como estratégias eficazes para promover a aprendizagem significativa e contextualizada em Matemática no Centro de Ensino Nazaré Ramos – CENR, no município de São Luís Gonzaga do Maranhão? A resposta para tal pergunta, encontra-se em processo investigativo. Trata-se, de uma pesquisa qualitativa em desenvolvimento, subsidiada pelos autores Kenski (2018), Moran e Bacich (2017), Tori e Paiva (2017), Paes, Rodrigues e Moreira (2023), Bergman (2018), dentre outros, que tem contribuído para o desenvolvimento do estudo em questão. Cabe ressaltar, que se realizou uma coleta de informações no CENR, com os professores de Matemática e alunos. Esses dados informativos já se encontram em processo analítico. Resultados parciais, mostram que a instituição tem se preocupado com as práticas inovadoras pedagógicas e, os docentes têm conhecimento sobre as metodologias ativas, entretanto, não as utilizam em sala de aula. Por vezes, os desafios são evidenciados e solucionados colaborativamente entre os pares. Os discentes, também, afirmaram que o uso de metodologias é essencial e inovador para o ensino de Matemática, pois, favorecem uma aprendizagem significativa para o êxito no processo de aprendizagem Matemática. Ressaltaram, também, que as metodologias ativas são ferramentas eficazes desde que planejadas e alinhadas entre estudantes, professores e Projeto Pedagógico da Rede Estadual de Ensino. A pesquisa sugere que a Formação continuada do professor que ensina Matemática se faz necessária e a integração de tecnologias digitais são ferramentas para a consolidação dessas práticas inovadoras educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID3114_TB2013_11032025115938.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLAUCIA BIANCA DE SOUSA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "GLAUCIA BIANCA" "autor_email" => "glaucyabyanca20@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }