Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SABERES DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES INICIAIS SOBRE A TEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130436
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1926
    "inscrito_id" => 5884
    "titulo" => "SABERES DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES INICIAIS SOBRE A TEMÁTICA"
    "resumo" => "A educação em uma cultura digital não pode ser pensada distante ou desligada da utilização das tecnologias. O professor, por sua vez, precisa estar preparado para apropriar em sua didática a utilização dos recursos digitais disponíveis. Diante disso, na atualidade, entende-se que o fazer docente é provocado à algumas mudancas e ao desenvolvimento de novos saberes ou habilidades relacionados ao digital. Este trabalho problematiza a formação inicial docente e organiza-se a partir de recorte de uma pesquisa de Doutorado, em andamento, no Programa de Pós-graduaçaão em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e ao Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade (INTERFACES/CNPq). Estrutura-se como pesquisa qualitativa, realizada a partir de revisão bibliográfica, na qual adotou-se a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e os descritores: formação inicial docente, formação de professores, saberes digitais, saberes tecnológicos e competências digitais. Os primeiros achados do estudo indicam que inexiste uma produção específica acerca dos termos formação inicial docente e saberes digitais. Verificou-se uma maior proximidade desta temática nas pesquisas voltadas aos saberes tecnológicos e às competências digitais. A partir da pesquisa, é possível compreender que a formação inicial docente poderia ser repensada, considerando-se a existência de saberes digitais que são necessários para a docência na contemporaneidade. Sendo assim, entendeu-se que os estudantes de licenciatura, durante a realização de seus cursos, necessitam experenciar a utilização das tecnologias, apropriando-se da linguagem informacional e das técnicas de comunicação, construindo-se em termos de saberes digitais. Eles precisam ser capazes de ajustar a sua didática às novas realidades da sociedade numa cultura digital."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID5884_TB1926_11032025214913.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADAUTON EZEQUIEL MÜLLER"
    "autor_nome_curto" => "ADAUTON"
    "autor_email" => "adauton.muller@ufsm.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130436
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1926
    "inscrito_id" => 5884
    "titulo" => "SABERES DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES INICIAIS SOBRE A TEMÁTICA"
    "resumo" => "A educação em uma cultura digital não pode ser pensada distante ou desligada da utilização das tecnologias. O professor, por sua vez, precisa estar preparado para apropriar em sua didática a utilização dos recursos digitais disponíveis. Diante disso, na atualidade, entende-se que o fazer docente é provocado à algumas mudancas e ao desenvolvimento de novos saberes ou habilidades relacionados ao digital. Este trabalho problematiza a formação inicial docente e organiza-se a partir de recorte de uma pesquisa de Doutorado, em andamento, no Programa de Pós-graduaçaão em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e ao Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade (INTERFACES/CNPq). Estrutura-se como pesquisa qualitativa, realizada a partir de revisão bibliográfica, na qual adotou-se a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e os descritores: formação inicial docente, formação de professores, saberes digitais, saberes tecnológicos e competências digitais. Os primeiros achados do estudo indicam que inexiste uma produção específica acerca dos termos formação inicial docente e saberes digitais. Verificou-se uma maior proximidade desta temática nas pesquisas voltadas aos saberes tecnológicos e às competências digitais. A partir da pesquisa, é possível compreender que a formação inicial docente poderia ser repensada, considerando-se a existência de saberes digitais que são necessários para a docência na contemporaneidade. Sendo assim, entendeu-se que os estudantes de licenciatura, durante a realização de seus cursos, necessitam experenciar a utilização das tecnologias, apropriando-se da linguagem informacional e das técnicas de comunicação, construindo-se em termos de saberes digitais. Eles precisam ser capazes de ajustar a sua didática às novas realidades da sociedade numa cultura digital."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID5884_TB1926_11032025214913.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADAUTON EZEQUIEL MÜLLER"
    "autor_nome_curto" => "ADAUTON"
    "autor_email" => "adauton.muller@ufsm.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação em uma cultura digital não pode ser pensada distante ou desligada da utilização das tecnologias. O professor, por sua vez, precisa estar preparado para apropriar em sua didática a utilização dos recursos digitais disponíveis. Diante disso, na atualidade, entende-se que o fazer docente é provocado à algumas mudancas e ao desenvolvimento de novos saberes ou habilidades relacionados ao digital. Este trabalho problematiza a formação inicial docente e organiza-se a partir de recorte de uma pesquisa de Doutorado, em andamento, no Programa de Pós-graduaçaão em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e ao Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade (INTERFACES/CNPq). Estrutura-se como pesquisa qualitativa, realizada a partir de revisão bibliográfica, na qual adotou-se a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e os descritores: formação inicial docente, formação de professores, saberes digitais, saberes tecnológicos e competências digitais. Os primeiros achados do estudo indicam que inexiste uma produção específica acerca dos termos formação inicial docente e saberes digitais. Verificou-se uma maior proximidade desta temática nas pesquisas voltadas aos saberes tecnológicos e às competências digitais. A partir da pesquisa, é possível compreender que a formação inicial docente poderia ser repensada, considerando-se a existência de saberes digitais que são necessários para a docência na contemporaneidade. Sendo assim, entendeu-se que os estudantes de licenciatura, durante a realização de seus cursos, necessitam experenciar a utilização das tecnologias, apropriando-se da linguagem informacional e das técnicas de comunicação, construindo-se em termos de saberes digitais. Eles precisam ser capazes de ajustar a sua didática às novas realidades da sociedade numa cultura digital.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.